Começa hoje, 02, a Copa Brasil de Velocidade na Terra, que acontece até domingo, 04, no Circuito de Automobilismo Erinaldo Matias, o Pernambuco, na Boca do Rio. Esta é primeira vez que Salvador recebe a competição, realizada junto com a quarta e quinta etapas do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra, que reúne aproximadamente 50 pilotos.
Durante todo o dia de hoje, os pilotos farão um treino livre, que será aberto ao público. Nos demais dias o ingresso custa R$ 10,00. O circuito, localizado a 50 metros da praia, oferece 100% de visão da prova, com excelente infraestrutura, praça de alimentação, banheiros e espaço para cerca de oito mil pessoas.
A disputa da Copa Brasil acontece nas categorias Super Turismo, Turismo, Speed, Fórmula Tubular e Mini Fórmula Tubular. Serão duas baterias por categoria, uma realizada amanhã (03) e outra no domingo, que também vão contar pontos para o campeonato baiano. Os vencedores serão aqueles que acumularem mais pontos.
Já o Campeonato Baiano, que está chegando a sua reta final, apresenta os seguintes resultados parciais: categoria Super Turismo, 1º Leri Ricardo, com 59 pontos; categoria Turismo, 1º Humberto Cajaíba, com 73 pontos; categoria Speed, 1º Lelo Bala, com 67 pontos.
Além de piloto, Aureliano Campos, o Lelo Bala, é presidente do Clube de Automobilismo da Bahia (CAB). Para ele, “esta será uma grande uma oportunidade para os baianos assistirem as maiores feras brasileiras do Velocidade na Terra aqui, na capital baiana. Que devem levar ao delírio os amantes do Off Road na Bahia”, declara.
Categorias inéditas em Salvador
Fórmula Tubular – É uma competição que revela pilotos de alto nível, como Luiz Razia, primeiro piloto baiano na Fórmula 1 e atual vice-campeão da GP2. Também conhecida como AutoCross, esta categoria se caracteriza por utilizar carros com gaiolas tubulares e motores de carro. A pista utilizada para a competição é a mesma do Kartcross. Os motores utilizados são Motor a Ar Volkswagem (de Fusca) ou Motor AP1600 (santana).
“É uma competição que movimenta o oeste baiano, com disputas intensas. Esta será uma oportunidade dos soteropolitanos verem de perto esta modalidade, onde os veículos podem chegar a 150 km/h”, afirma Ricardo Basso, tri-campeão baiano e bi-campeão brasileiro da categoria.
Mini Fórmula Tubular – Nesta competição, também conhecida como KartCross, os carros se diferenciam dos demais pelo uso de motores de motos. As disputas ocorrem em pistas de terra de 800 a 2000 metros. Competem karts com gaiolas específicas para o kartcross.
Circuito - A pista possui 1.500 metros de extensão e 12 metros de largura, permitindo que os carros alcancem velocidade de até 160 quilômetros. O Circuito está localizado ao lado do Aeroclube Plaza Show, na Boca do Rio. Mais informações podem ser obtidas através do blog (veloterracab.blogspot.com).
O Evento conta com o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A, do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e FazAtleta e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador. Com a supervisão da CBA e FAB.
A Copa Brasil de Velocidade na Terra e o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra são realizações do Clube de Automobilismo da Bahia, supervisionados pela Federação de Automobilismo da Bahia e pela Confederação Brasileira de Automobilismo.