Esporte

BAHIA SEDIA CAMPEONATO MUNDIAL DE JUDÔ E WAGNER RECEBE ATLETAS

vide
| 28/09/2012 às 15:08
Atletas olimpicos Sarah Menezes, Rafael Silva, Mayra Aguiar e Felipe Kitadai com Wagner
Foto: Carol Garcia

Os quatro medalhistas do judô brasileiro nas Olimpíadas de Londres, Sarah Menezes, Rafael Silva, Felipe Kitadai e Mayra Aguiar, fizeram uma visita de cortesia, hoje (28), ao governador Jaques Wagner. Eles vieram à capital baiana para o anúncio da lista de atletas que vão disputar o Campeonato Mundial de Judô por Equipes, marcado para os dias 26, 27 e 28 de outubro, no Gran Hotel Stella Maris, pela primeira vez em Salvador e que tem o apoio do Governo da Bahia.


O governador Wagner desejou sorte à seleção e parabenizou os medalhistas pelo desempenho. "Agradeço a presença desses quatro atletas, porque são uma referência para nossos jovens. É muito melhor estar no tatame do que na rua com drogas, e o bom resultado sempre tem um impacto positivo, no sentido de estimular os jovens a buscar o esporte".


Vinte atletas fazem parte do grupo brasileiro que vai formar as equipes masculina e feminina de judô. A masculina é formada pelos seguintes atletas: Leandro Cunha, Luiz Revite, Bruno Mendonça, Marcelo Conini, Leandro Guerreiro, Victor Penalber, Tiago Camilo, Henrique Silva, Rafael Silva e Davi Moura. Já a equipe feminina é composta por Sarah Menezes, Érika Miranda, Ketleyn Quadros, Flávia Gomes, Rafaela Silva, Katherine Campos, Maria Portela, Nadia Merli, Suelen Altheman e Rochele Nunes.


Pela primeira vez nas Américas, a competição reúne 32 seleções de 16 países e é a primeira do calendário oficial do judô internacional, depois das olimpíadas. A realização do Campeonato Mundial de Judô por Equipes na Bahia é resultado do trabalho do governo estadual, em parceria com a CBJ. Por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Estado tem promovido competições internacionais e vai construir um centro de treinamento de nível internacional em Lauro de Freitas.


"Estamos a 30 dias desse campeonato, que conseguimos trazer com nosso esforço para promover o esporte. Também estamos nos preparando para licitar o centro de treinamento em Lauro de Freitas, que, conforme os próprios atletas, será uma referência mundial. Estamos muito satisfeitos e empenhados em continuar apoiando os esportes na Bahia", disse Wagner.


Participaram da audiência com o governador, além dos medalhistas, o secretário do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, o coordenador técnico Internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson Silva, o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, e o diretor de Marketing da CBJ, Maurício Santos