Em partida marcada por polêmicas, o Vitória, que teve o goleiro Deola expulso ainda no primeiro tempo, derrotou o América-MG por 2 a 1 neste sábado. O embate, válido pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi realizado na Arena Independência, em Belo Horizonte.
Com o resultado, a equipe rubro-negra foi a 35 pontos e ficou a apenas um do líder Criciúma, que empatou com o São Caetano por 1 a 1. Já o clube mineiro (com 26) contabilizou cinco rodadas sem vencer e permaneceu fora do G-4.
Na próxima terça-feira, o Vitória, do treinador Paulo César Carpegiani, receberá o Guaratinguetá, em Salvador. Já o América-MG tentará sair da crise visitando o Ceará.
O jogo
Em sua estreia no comando do América-MG, o técnico Milagres, que dirigia a equipe júnior até a demissão de Givanildo Oliveira, optou por escalar Rodrigo Pimpão e Alessandro no ataque, deixando o experiente Fábio Júnior no banco. E a aposta deu certo. Aos 23min, Leandro Ferreira cruzou para Alessandro na entrada da área. O atacante dominou, arrematou e abriu o placar.
De imediato, os jogadores do Vitória reclamaram exaustivamente de um toque de mão e de uma falta de Alessandro em cima de Gabriel Paulista no lance. Um dos mais exaltados, o goleiro Deola, ex-Palmeiras, recebeu cartão vermelho do árbitro Antônio Frederico de Carvalho Schneider. Na sequência, o médico do clube baiano, após ofender o juiz, também foi expulso.
Apesar da inferioridade numérica, o Vitória não desanimou e empatou. Aos 32min, Gilson carregou pela esquerda e levantou para Pedro Ken. O meia dominou, ajeitou e bateu forte. Embalados, os baianos quase viraram no minuto seguinte. Depois de falha na saída de bola americana, o estreante William arrancou sozinho, mas parou no goleiro Neneca.
Na segunda etapa, os donos da casa aumentaram a pressão em busca do segundo gol. O tento do triunfo, porém, foi anotado pelo Vitória, que recuou ainda mais e apostou sobretudo em esporádicos contra-ataques. Em uma dessas investidas, o atacante Marcelo Nicácio, na marca dos 40min, se antecipou à zaga e, após cruzamento, escorou de cabeça para as redes.