O Brasil já tem sua primeira medalha garantida em Londres-2012. No judô, Sarah Menezes derrotou a belga Charline Van Snick na semifinal do peso-ligeiro e se garantiu na final da categoria. Na decisão, a pequena judoca piauiense terá uma adversária difícil, mas que ela conhece bem: a romena Alina Dumitru, atual campeã olímpica, a qual já derrotou quatro vezes. A luta acontece às 12h (horário de Brasília).
Sarah e Van Snick começaram a luta com uma intensa briga por pegada. A brasileira tentou a primeira entrada, sem sucesso. A treinadora Rosicléia Campos pedia que a piauiense girasse "mais rápido". A forte atleta belga assustou com uma entrada de quadril, que Sarah defendeu por pouco. Logo depois, Van Snick arriscou uma técnica de sacrifício e quase pegou o braço da brasileira, que escapou.
A 2m48s do final, Sarah Menezes abriu 1 yuko a 0 ao defender um seoi nage, contragolpeando com um uchi mata. A dois minutos do final, a belga passou a tentar desestabilizar a base da brasileira, que mostrava ótima defesa. A um minuto do fim, a piauiense quase conseguiu uma queda, que a belga evitou por pouco. Com o tempo se esgotando, Sarah parecia crescer em vez de cansar e seguia atacando. Ela ainda tentou uma última queda antes do relógio chegar a 0s, e Sarah Menezes chegou à primeira final feminina da história do judô brasileiro.