Serão dois dias de adrenalina a 50 metros da praia com uma excelente infraestrutura, praça de alimentação, banheiros e espaço para cerca de oito mil pessoas, com visão de 100% do circuito. Um bom programa de domingo para toda a família e um verdadeiro teste cardíaco para os amantes do automobilismo, já que em agosto Salvador receberá mais uma edição do GP Bahia de Stock Car.
A pista possui 1.500 metros de extensão e 12 metros de largura, permitindo que os carros alcancem velocidade de até 160 quilômetros. "Nós temos uma preocupação muito grande com o bem estar daqueles que vão prestigiar o evento", conta o presidente do Clube de Automobilismo da Bahia (CAB), Aureliano Campos, o Lelo Bala. O Circuito está localizado ao lado do Aeroclube Plaza Show, na Boca do Rio. Mais informações podem ser obtidas através do blog (veloterracab.blogspot.com).
O Evento conta com o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A, do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte., da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e Faz atleta e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador. Com a supervisão da CBA e FAB. O Campeonato Brasileiro de 4x4 2012 é organizado pela Comissão Nacional de Rally 4x4 e o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra é uma realização do Clube de Automobilismo da Bahia, supervisionados pela Federação de Automobilismo da Bahia e pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
Campeonato Brasileiro de Indoor 4x4 2012
As emoções começam já na sexta-feira (27/07) às 19h, no Hotel Sol Bahia, em Patamares, em Salvador. Quando ocorrerá o briefing destinado à explicação das regras da competição e distribuição dos kits aos participantes. A competição já aconteceu no interior do Estado, mas é primeira vez que ela é realizada na capital.
No sábado, das 8 às 9 horas, acontecem as vistorias na pista. A largada da Quinta Etapa será às 10 horas. No domingo, às 10 horas, começam as emoções da Sexta Etapa.
A prova é dividida em cinco categorias: Jeep, Production, Super Production, Pick-Up e Protótipo. O modelo de disputa, porém, é o mesmo para todas - dez etapas, com pontuação do primeiro ao décimo colocado, sendo que os dois piores resultados de cada conjunto entre a segunda e a oitava prova podem ser descartados na pontuação final.
Campeonato Baiano de Velocidade na Terra
A prova marca a Segunda Etapa da competição, a primeira marcou a inauguração do Circuito de Salvador, sendo realizada em duas baterias - num total de quatro - já que a Turismo (Gol, Voyage e Passat, com motor AP 1600cc) e a Super Turismo (Gol, Voyage e Passat, com força livre, motores de até AP 2000cc) correm juntas, com premiações distintas.
No sábado, acontecem as vistorias na pista e largada da Segunda Etapa será às 11 horas. No domingo, às 11 horas, começam as emoções da Terceira Etapa.
Cada piloto corre duas baterias e o vencedor será aquele que somar mais pontos. Serão 12 pilotos na categoria Speed (Fusca com motor de AP 2000cc), 08 na Turismo e 10 na Super Turismo. Também há o campeonato por Equipes, que é uma espécie de reconhecimento aos mecânicos e demais integrantes da equipe, que fazem a diferença fora da pista e oferecem todo o suporte aos pilotos, segundo o presidente do CAB.
O Campeonato é realizado em seis etapas, nas cidades de Salvador, Capim Grosso, Pojuca, Juazeiro e Vitória da Conquista. Cerca de 30 pilotos de Camaçari, Dias D'Ávila, Miguel Calmon e Salvador participam da competição.