Diversos talentos foram descobertos nesta edição dos Jogos Abertos do Interior. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) e a Prefeitura Municipal de Brumado (PMB) realizaram durante o último fim de semana o zonal dos Jogos Abertos do Interior (JAI), campeonato em que cerca de 800 atletas de dez cidades da região sudoeste disputaram diversas categorias esportivas. Paulo César Lima, coordenador de apoio esportivo da SUDESB, declarou ao Brumado Notícias que o município se estruturou para que os jogos transcorressem normalmente. "O município e o esporte amador de Brumado ganham muito com isso", comentou Lima.
O coordenador disse ainda que a SUDESB visa à renovação do quadro de atletas do estado. Para isso, segundo ele, o órgão está utilizando os jogos abertos como uma espécie de laboratório, através do qual as equipes são obrigadas a apresentar em seu quadro jovens com idade entres 15 e 20 anos. Neste ano, o campeonato traz como novidades a escolha da garota JAI e o troféu rotativo, que só é definitivo para o município que vencer os jogos por três anos. Também foi criada a Feira Cultural, onde os municípios participantes apresentam suas atividades culturais. "O esporte do estado só vai se recuperar interiorizando, pois não temos mais como investir em espaço físico em Salvador. Por isso que o governo tem que investir no esporte do interior", disse César. Mesmo diante de muito trabalho, a secretária municipal de esportes, Acácia Gondim, viu como proveitosa a realização do JAI na cidade. "Muito trabalho, mas também muita satisfação. Esperamos que nos próximos anos a nova gestão possa promover novamente essa festa do esporte para que Brumado continue figurando no esporte do estado", reforçou. O próximo Zonal do JAI será realizado na cidade de Camaçari e a grande final será em Feira de Santana.
OS CAMPEÕES
Futsal de Brumado se destacou na competição. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Os Jogos Abertos do Interior (JAT) premiou muitos vencedores, o que foi bastante apreciado pela equipe da SUDESB. Para a organização do evento, as equipes foram as maiores atrações, uma vez que apresentaram unidade e superação em várias ocasiões. Na reta final algumas cidades se destacaram, a exemplo de Vitória da Conquista que venceu no futsal e no handebol feminino. Destaque também para Itabuna que ficou com o título no vôlei feminino e masculino e no basquete. A cidade de Brumado também levantou três troféus, no handebol e no futsal masculino, e ainda o prêmio de exposição da Feira de Cultura com a baiana Dete do Acarajé, o artesão Josemar Almeida e o músico Jair Leão. Embora não tenha vencido nenhuma modalidade, a cidade de Caetité mostrou muita garra e chegou a três finais dos jogos. Já a cidade de Caculé foi representada por Celina Xavier Pinha, eleita a Garota JAI do zonal em Brumado.