Esporte

Ilhéus assina protocolo com a FIFA como centro treinamento para a Copa

vide
| 12/06/2012 às 14:00
Prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e representantes da FIFA, em Ilhéus
Foto:
   A assinatura do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, no Protocolo de Intenções firmado com aFédération Internationale de Football Association(Fifa) assegura o Estádio Mário Pessoa como uma das sedes oficiais dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Os hotéis Jardim Atlântico e Cana Brava também estão garantidos como aptos para hospedaras seleções participantes do mais evento de futebol do mundo. Também assinaram o documento - como testemunhas - o secretário do Turismo, Paulo Moreira, e o superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky.

De acordo com o documento, Ilhéus já está assegurado como destino e o Município se compromete a oferecer toda a infraestrutura necessária para que a seleção participante da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 que tenha interesse de se hospedar em Ilhéus. "Como os dois hotéis vistoriados colocaram à disposição da Fifa um centro de treinamento e o Mário Pessoa foi aprovado na vistoria, Ilhéus já pode ser escolhida para hospedar uma das seleções", anuncia Newton Lima.


Segundo o prefeito de Ilhéus, apesar de garantida como destino, cabem ao Município (poder público) e aos hotéis aprovados com CTS e centros de hospedagem atrair as seleções participantes. "Já temos mantido alguns contatos com dirigentes de seleções que se mostraram interessados em ter Ilhéus como sede durante a Copa do Mundo, pela proximidade com as sedes dos jogos, além de ser uma cidade conhecida em todo o mundo por sua história contada pelo escritor Jorge Amado, pelas boas praias e o clima quente", revelou.


As cidades escolhidas como centros de treinamento e hospedagem terão a garantia de permanência dessas equipes durante a realização de toda a Copa do Mundo (enquanto continuem classificadas no certame), se ausentando apenas dois antes e um depois de cada jogo para o deslocamento. "Temos confiança na atração de uma das seleções interessadas em ter Ilhéus como sede. Sabemos que a concorrência é muito grande, mas os atrativos existentes em Ilhéus são bastante fortes e ajudaram a decidir pela nossa cidade", diz Newton Lima.


Aprovação - Para ser confirmada como sede de centro de treinamento e hospedagem da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, Ilhéus passou por duas vistorias no Estádio Mário Pessoa e nos hotéis Cana Brava e Jardim Atlântico.Durante as visitas - realizadas em 6 de julho de 2011 e 3 de fevereiro de 2012 - os técnicos examinaram todas as condições dos equipamentos disponíveis.


Segundo o prefeito Newton Lima, esses locais foram selecionados por atenderem a requisitos básicos, como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros. Os técnicos visitaram - in loco -todos os equipamentos. "Embora o Comitê Organizador da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, não assuma qualquer tipo de compromisso com os locais escolhidos para o evento, já demos os principais passos para sediar uma seleção"
, conclui o prefeito de Ilhéus.