O governador Jaques Wagner recebe hoje (5), às 14 horas, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o campeão dos pesos-pesados do UFC, Júnior Cigano, que conquistou o título na luta realizada em novembro do ano passado na California, contra o ex-campeão Cain Velásquez, derrotado em apenas 1 minuto e 4 segundos. O evento foi o mais importante da história do UFC, haja vista que quase um bilhão de pessoas assistiram à luta principal, confirmando a popularização do MMA e do UFC no mundo. Júnior Cigano se mantém campeão dos pesos-pesados após a sua primeira defesa para manter o título mundial do cinturão na luta contra o americano Frank Mir, realizada em 26 de maio último, em Las Vegas.
Natural de Santa Catarina e residindo em Salvador, Cigano, 28 anos, atualmente treina boxe com o baiano Luiz Dórea, treinador da seleção brasileira de boxe e ex-treinador de Acelino "Popó" Freitas. O Brasil é atualmente representado por 35 lutadores nesta modalidade esportiva. Na Bahia, os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro e mais Júnior Cigano são os principais atletas nesta modalidade.
O UFC (Ultimate Fighting Championship) é uma organização profissional de artes marciais mistas, com sede em Las Vegas, nos Estados Unidos que promove a principal série de eventos esportivos de MMA (evolução do "vale tudo").