Esporte

CARAVANA DO ESPORTE AJUDA TRANSFORMAR JOVENS EM S. FRANCISCO DO CONDE

vide
| 08/05/2012 às 17:26
"As Papaturas", da ilha de Paty, fez uma apresentação durante o evento
Foto:
Há oito anos na estrada, a Caravana do Esporte - projeto social do canal de TV esportivo ESPN Brasil em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Esporte e Educação - chegou ao município de São Francisco do Conde com a proposta de levar esporte e cidadania para 3.000 crianças e jovens da comunidade e 150 professores. 

Durante a abertura oficial do evento, ocorrida ontem (07), no Mercado Cultural, foi exibido um vídeo institucional da Caravana que retratou a essência do programa. Em seguida, o secretário de Esporte e Lazer do município, Beto Maria, falou sobre os incentivos dados ao esporte local. "Uma série de obras foram construídas na cidade para impulsionar o nosso esporte. Temos quadras poliesportivas, academias de ginástica ao ar livre, pistas de cooper e ciclismo, adquirimos equipamentos para a Academia Municipal, além da reforma das quadras da orla.

A Praça da Juventude, em Santo Estevão, será também uma grande conquista, com diversos equipamentos que estão sendo construídos, além de um Calendário Esportivo que privilegia os atletas locais". Após listar os benefícios esportivos, o secretário falou sobre a ação da Caravana. "Serão três dias de festa com a Caravana do Esporte, pois vamos aprender com vocês. É fazendo que se aprende e isso vamos conquistar através desta socialização. Sem dúvidas, estamos vivendo nosso melhor momento", destacou Beto Maria.

O coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação, Alexandre Arena, também comentou a parceria. "Esse projeto viaja todo o Brasil com a proposta de levar esporte para todos - esta é a bandeira da Caravana". Arena ainda deixou um recado para os professores e equipes das secretarias envolvidas na ação, "a caravana só tem valor se vocês continuarem a apresentar os resultados do que vamos trabalhar nesses três dias", ressaltou.

Presente ao evento, a prefeita Rilza Valentim agradeceu pela oportunidade que o município está tendo e fez referência às contribuições esportivas. "A gente usa o esporte não como um instrumento único, mas sim como uma ferramenta de transformação, por isso cada vez mais o incentivo as nossas crianças e jovens", destacou.

O grupo cultural "As Paparutas", da Ilha do Paty, fez uma apresentação de encerramento no Mercado Cultural, arrancando aplausos de todos os presentes, entre eles o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura - Evandro Almeida, a secretária da Educação - Virgínia dos Anjos, o professor de Educação Física - Osvaldo Luiz, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo - Paulo Gabriel Nacif e o presidente da Câmara de Vereadores - Nem do Caípe. Participaram ainda do encontro secretários municipais, o grupo de capoeira da SECEL, atletas e esportistas sanfranciscanos e a comunidade em geral.

Equipe da ESPN passa o dia coletando imagens e entrevistas na cidade

Logo no início da manhã da segunda-feira, 07, a equipe da ESPN Brasil saiu pelas ruas da cidade em busca de imagens e depoimentos. Na primeira pauta do dia, foram coletadas informações precisas sobre a história de São Francisco do Conde com o conceituado professor Jorge do Espírito Santo, o qual introduziu os aspectos folclóricos e culturais do município. Em seguida, os profissionais Daniela Bianchini (produtora), John Wallner (cinegrafista), Jamilly Magalhães (produtora) e Gabriel Barreto (motorista) estiveram com a secretária de Cultura e Turismo do município, Ana Christina Oliveira. Durante a gravação, a mesma expôs os trabalhos de preservação cultural da herança africana e antecipou as novidades sobre o Arraiá do Chico 2012.

Ao longo do caminho, foram feitas imagens da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, do Convento de Santo Antônio e de outros pontos da cidade. Depois, a equipe seguiu até o Ginásio de Esportes Edvaldo dos Santos, o Baiacão, onde presenciou apresentações de iniciação do karatê (fundamental) e katar com os professores Reginaldo Pereira, Emily Meireles, Elivaldo Nascimento e João Paulo Portela. O encerramento das atividades foi realizado no Estádio Junqueira Ayres com a participação das equipes de futebol feminino e masculino (base).

"Aqui é um município muito organizado, mais do que eu esperava, por se tratar de uma cidade pequena e com poucos habitantes. Percebi também que o incentivo ao esporte e a preocupação com a cultura são grandes. Isso nos deixa muito satisfeitos", relatou a produtora Daniela Bianchini, que há um ano participa da ação. "Realmente, a cultura aqui é muito forte. Nesse nosso primeiro dia, tudo o que vimos sobre os trabalhos de resgate da cultura nos chamaram muita atenção", completou a colega de trabalho, Jamilly Magalhães, que participa da Caravana do Esporte há, aproximadamente, três anos.