A boa fase do Bahia não se resume apenas ao Campeonato Baiano: na noite desta quarta-feira, 7, em sua partida de estreia pela Copa do Brasil, contra o Auto Esporte-PB, em João Pessoa, o tricolor venceu por 3 a 0 e avançou para a segunda fase do torneio.
Embora, de acordo com o regulamento da competição, necessitasse de um placar com diferença mínima de dois tentos para evitar o jogo de volta, o Esquadrão não tomou conhecimento do modesto adversário paraibano e, com gols de Rafael Donato, de Souza e de Gabriel, triunfou com sobra no placar e garantiu a classificação.
Apesar do resultado final, o time da casa começou o jogo retrancado e criou dificuldades para o tricolor, que abriu o placar em jogada ensaiada de bola parada. O gol fez o alvirrubro abrir mão da postura defensiva e, por conseguinte, o levou a dar mais espaços para o Bahia.
No segundo tempo, o time do técnico Paulo Roberto Falcão pressionou o adversário e conseguiu o resultado. No segundo gol, o meia Magno fez fila no meio campo e serviu William Matheus, que deixou Souza livre para marcar. No gol que fechou a conta, o camisa nove do Esquadrão fez boa jogada individual e serviu Gabriel, que mandou na saída do goleiro do Auto.
A classificação antecipada evitou a partida de volta que seria disputada na próxima quinta-feira, 15, em Pituaçu. Agora, o tricolor aguarda pelo vencedor do confronto entre Remo e Real de Roraima, que empataram em 0 a 0 e ainda decidirão a classificação na próxima semana. O Esquadrão volta a campo no próximo domingo, 11, às 16h, pela 14ª rodada do Campeonato Baiano, quando recebe o Juazeiro em Pituaçu.
Retranca paraibana - A formação das duas equipes deixou evidente que eles tinham propostas distintas no primeiro tempo: enquanto o técnico Paulo Roberto Falcão manteve o seu time ofensivo, com dois meias e dois atacantes, o técnico Maurício Cabedelo armou uma retranca num 3-5-2.
Com o time da casa postado em seu campo de defesa, demorou a que o jogo tivesse um primeiro lance de perigo. Aos 15, no melhor lance do Auto, Romarinho recebeu cruzamento na área e se antecipou a Titi para finalizar de esquerda; a bola resvalou na trave de Omar e foi para fora.
O gol tricolor saiu de um lance de bola parada: após jogada ensaiada envolvendo William Matheus e Gabriel, Rafael Donato recebeu cruzamento na área e saltou mais alto que os adversários para, de cabeça, marcar o seu segundo gol com a camisa do Esquadrão. 1 a 0 que fez o alvirrubro deixar de lado a postura defensiva e dar mais espaços ao time baiano.
O segundo gol não saiu por pouco: Júnior aproveitou vacilo da zaga paraibana aos 33 e serviu Souza, que chutou forte, mas sem direção. Aos 39, Souza aproveitou cruzamento de cabeça e quase ampliou; mandou para fora. No lance, o atacante reclamou de um empurrão, que foi ignorado pelo árbitro do jogo, o sergipano Antônio Hora Filho.
Eficiência tricolor - O tricolor voltou para o segundo tempo decidido a eliminar o jogo de volta: logo aos três minutos, após boa jogada de William Matheus, Júnior teve tudo para marcar, mas chutou fraco e a bola ficou segura nas mãos de Rodrigues.
Aos oito, o tricolor voltou a assustar, desta vez em outro lance de bola parada: após rebote do goleiro alvirrubro, Souza, de cabeça, mandou perto da meta adversária; a bola foi para fora. O Auto deu um susto aos 17, quando Romarinho apareceu de frente para Omar e chutou forte, mas o goleiro do Esquadrão saiu bem da meta e fez uma grande defesa.
Cinco minutos depois, a eficiência e o oportunismo que já são características marcantes do time de Falcão reapareceram: o meia Magno, após grande jogada individual no meio campo, tocou para William Matheus, que deixou Souza de frente para Rodrigues. O artilheiro do Bahia na temporada tirou do arqueiro e colocou no fundo das redes: 2 a 0.
Aos 28, o camisa 9 provou que joga para o conjunto ao driblar dois marcadores e servir o meia Gabriel, que marcou o terceiro tento com um chute forte na saída de Rodrigues. Com o resultado adverso, o Auto foi para cima do Esquadrão, mas esbarrou na defesa baiana e perdeu a chance de jogar em Salvador.
Auto Esporte 0X3 Bahia - 1ª fase da Copa do Brasil 2012.(A Tarde)