Esporte

DEP ZÉ RAIMUNDO APRESENTA MOÇÃO DE APLAUSO NA ALBA AO ATLETA MINOTAURO

VIDE
| 10/12/2011 às 10:27
O deputado Zé Raimundo (PT) apresentou Moção de Aplauso em homenagem ao atleta Antônio Rodrigo Correia Nogueira "Minotauro", pelo Prêmio Personalidade do ano de 2011 de Destaque do Marketing da Associação Brasileira de Marketing & Negócios (BMN). Rodrigo Minotauro - o terceiro esportista agraciado na história da premiação, ao lado de Zico (1990) e a Ayrton Senna (1992) na galeria dos vencedores - é originário de Vitória da Conquista, município onde o deputado foi prefeito por duas vezes consecutivas.
 
Filho de Antônio Hamilton Nogueira e Marina Prates Correia e irmão gêmeo de Antônio Rogério, Antônio Rodrigo Correia Nogueira nasceu em 02 de junho de 1976. Iniciou sua trajetória de atleta de lutas marciais e vitórias ainda cedo, aos 11/12 anos de idade. Inicialmente, passou a treinar judô, em Vitória da Conquista, com o professor Dalmácio do Carmo. Aos 16 anos, registra Zé Raimundo, "Minotauro" veio estudar em Salvador, onde se iniciou no Jiu-jitsu. Com três meses de treinamento ele disputou o primeiro campeonato e consagrou-se campeão baiano na faixa inicial.

"A sua escalada nesse esporte foi impressionante", avalia o parlamentar, ressaltando que em pouco tempo o atleta tornou-se campeão baiano, titulo que ostentou por várias vezes. Tornou-se campeão norte e nordeste e campeão brasileiro, também por vários anos consecutivos, chegando a faixa preta em apenas dois anos. Aos 21 anos de idade foi disputar o Campeonato Pan-americano de Jiu-jitsu nos Estados Unidos e consagrou-se campeão.

Passou a morar neste país, onde montou uma academia de artes marciais na Flórida. Lá foi descoberto por japoneses apaixonados pelo MMA (mixed martial arts /ou artes marciais mistas) que o convidaram para lutar no evento denominado " Rings OF The Kings", à época evento mais famoso do mundo, se tornado campeão do certame. Posteriormente, esse evento foi substituído, no Japão, por outro denominado "Pride", que passou a ser o maior evento do mundo, no qual Minotauro sagrou-se novamente campeão, permanecendo com o cinturão por três anos consecutivos. Na época, o UFC comprou a licença do "Pride" no Japão, fazendo com que Minotauro lutasse nessa nova organização americana, na qual, também, tornou-se campeão dos pesos pesados, ficando com o cinturão por um ano.
 
Minotauro é o único atleta do mundo a deter o cinturão de campeão dos três certames mais famosos do mundo: " Kings Of The Kings" , " Pride" e "UFC". É considerado o maior finalizador da história do MMA e está na lista dos lutadores mais vitoriosos de todos os tempos. "Além de seu forte jogo de chão, Minotauro sempre se destacou por ser um dos lutadores mais duros da História", diz Zé Raimundo, acrescentando que o fato de nunca ter sido um grande strike, tornam seu cartel de 33 vitórias, 21 por finalizações e apenas seis derrotas, um dos mais impressionantes do MMA.

Atualmente, Rodrigo Minotauro mantém dois centros de treinamentos em San Diego na Califórnia- Estados Unidos e Rio de Janeiro. No centro de treinamento do Rio, desenvolve projeto social, no qual estão envolvidos professores e atletas de todas as modalidades das artes marciais, no treinamento de 140 crianças e adolescentes carentes, moradores das favelas do Rio de Janeiro. Pela sua trajetória de permanente superação, coroada com sua volta por cima, após uma sequências de cirurgias, retornando ao octógono com vitória emblemática no UFC Rio, em agosto desse ano, é que a ABMN lhe concede essa honraria. O deputado reforça na Moção que a escolha do prêmio se pautou por critérios que identificam um conjunto de competências reunidas como, talentos e resultados alcançados. "Sua vitoriosa carreira, respaldada em atributos como objetividade, dedicação, determinação, amor ao esporte, conduta implacável dentro e fora dos ringues, qualidades que o tornou um exemplo a ser seguido por crianças e jovens que amam este esporte, e o qualificou para receber esse importante prêmio", destaca.