O Segundo Campeonato Intermunicipal de Boxe Olímpico de Lauro de Freitas, que reúne cerca de 300 atletas no município, começa na manhã desta sexta-feira (25). Às 8h será realizado o Congresso Técnico, que definirá as chaves das disputas, que começarão a partir das 16h.
O evento será realizado na Escola Fênix, Centro, até domingo (27). De acordo com o presidente da Associação de Pugilismo União de Lauro Freitas (Aspujulf), Elias Roberto, o "Reizinho do Boxe", participarão do evento campeões brasileiros deste ano. O campeonato é promovido pela Aspujulf em parceria com a prefeitura e a Federação Baiana de Boxe.
A primeira luta d
os atletas foi contra o excesso de peso. Algumas delegações chegaram com antecedência, como a de Itacaré, para intensificar o treinamento, a fim de garantir que os atletas se ajustassem às respectivas categorias. De acordo com Reizinho, os pugilistas precisavam perder, em média, 5 kg. Sede do campeonato, Lauro de Freitas se destaca na prática do esporte que, por meio de seis projetos de inclusão social, dão oportunidade a jovens carentes. Reizinho calcula que, ao menos, 500 pessoas de todas as idades praticam boxe no município, que é atividade pedagógica complementar da Escola de Cadetes Mirins e integra o Programa Escola Aberta.
Municípios como Araçás, Camaçari, Mata de São João, Santo Antônio de Jesus, Dias D'Ávila, Simões Filho, Itacaré, São Francisco do Conde, Pojuca, Candeias e Cruz das Almas já confirmaram presença. O campeonato tem apoio da Integralmédica, da Acrion Sport Line e da Chama Sport.