Esporte

APAGÃO NA SELEÇÃO FEMININA DE VÔLEI COM JAPÃO VENCENDO POR 3 X 0

vide
| 13/11/2011 às 11:09
Time brasileiro esteve irreconhecível
Foto: AFP

Atual campeã olímpica e pan-americana, a Seleção feminina de vôlei está mais distante da vaga para os Jogos de Londres. Na manhã deste domingo, o time comandado por José Roberto Guimarães demonstrou os mesmo problemas das últimas atuações e foi derrotado pela seleção japonesa por 3 sets a 0, com parciais de 26/24, 25/19 e 25/23, em Sapporo, no Japão. O resultado manteve o Brasil em situação delicada na disputa da Copa do Mundo com a sexta colocação, com 12 pontos conquistados. Apenas as três primeiras seleções garantem vaga antecipada para 2012.

O primeiro set da disputa foi o mais equilibrado, mas o Japão jogou mais solto e confiante, aproveitando os erros da equipe brasileira. O Brasil reagiu e encostou com 23 a 24, mas com a boa atuação da camisa 12 japonesa, Saori Kimura - eleita a melhor jogadora da partida - as donas da casa fecharam em 26/24.


A segunda parcial da partida seguiu equilibrada apenas no início. As brasileiras saíram na frente e o ataque passou a ser mais efetivo, mas o Japão conseguiu reagir, empatou em 13 a 13 e comandou o final do set. O bloqueio japonês começou a funcionar e foi fundamental para fechar em 25/19 e abrir 2 a 0 de vantagem no placar.

Desestabilizada, a Seleção buscou a reação no terceiro set, mas com o apoio da torcida local o Japão impôs bom ritmo e não deu chances para as brasileiras. Yukiko Ebata e Saori Kimura continuavam com ótimo desempenho no ataque e a defesa do Brasil não conseguiu segurar as ofensivas das adversárias, que fecharam a última parcial em 25 a 23 e sacramentaram a terceira derrota brasileira na Copa do Mundo 2011.


O Brasil tem enfrentado dificuldades na competição contra adversários que tradicionalmente não oferecem perigo à equipe e segue em posição desconfortável na tabela. Com as derrotas para os EUA - na estreia da competição -, Itália e Japão, a equipe brasileira precisa vencer seus próximos três compromissos e contar com a combinação de resultados para manter viva a chance de se garantir em Londres.

O próximo compromisso da Seleção feminina no Japão será contra a rival Argentina, nesta quarta-feira, às 7h20 (de Brasília). A equipe encerra sua participação na competição contra Argélia e República Dominicana. Apesar das dificuldades encontradas no Mundial, o Brasil ainda terá a oportunidade de garantir a vaga para 2012 por meio da disputa do Pré-Olímpico Sul-Americano, em maio do ano que vem