Jogando com o apoio da torcida, no Estádio do Barradão, em Salvador, o Vitória atropelou por 5 a 1 o rebaixado Salgueiro, nesta sexta-feira. A apenas quatro rodadas para o encerramento da Série B do Campeonato Brasileiro, o time rubro-negro chegou a 53 pontos, assumindo o quarto lugar na tabela. Para se manter na zona de acesso à Séria A, a equipe do técnico Vagner Benazzi agora vai torcer para o tropeço do Americana-SP, que visita a Ponte Preta, em Campinas, neste sábado.
Mostrando disposição na briga pelo acesso, o Vitória impôs seu futebol desde o início do jogo, somando 3 a 0 antes dos 36min do primeiro tempo. Com gols de Fábio Santos, Marquinhos, Fernandinho, Gilberto e Neto Baiano, nesta ordem, o time baiano alcançou um triunfo sem sustos sobre o Salgueiro. Já rebaixado, com apenas 26 pontos, o time pernambucano descontou com Fabrício Ceará.
Com o acesso para a elite do Brasileiro já garantido pela Portuguesa, a briga por uma das três vagas restantes está cada vez mais emocionante. Apenas sete pontos separa a vice-líder Ponte Preta, com 57 pontos, e o Criciúma, oitavo colocado, com 50 pontos.
Neste sábado, o Americana-SP, agora em sexto lugar, pode retomar o último lugar do G-4 caso vença a Ponte Preta. Ainda nesta sexta, o Bragantino goleu o Duque de Caxias por 6 a 2 e chegou a 52 pontos. Já o Sport goleou o Boa-AL por 4 a 1, em Recife, e agora soma 51 pontos.
O jogo
Logo aos 11min, o camisa 9 Fábio Santos já balançava as redes do Salgueiro, após cruzamento de Fernandinho, com toque de cabeça de Geovanni. Festa no Barradão, que não esperou muito antes de comemorar novamente o segundo gol dos donos da casa, desta vez de Marquinhos. O meia aproveitou uma bola estourada do goleiro Douglas, dominou na estrada da área e bateu com muita categoria, de esquerda, no ângulo direito. Uma pintura.
O Salgueiro, por sua vez, esboçou uma reação com Diego Paulista, aos 18min. O meia arrancou da intermediária e chutou a bola na trave. O troco do Vitória veio com uma pancada do lateral Fernandinho, que exigiu grande defesa de Luciano. Aos 36min, o mesmo Fernandinho fez o terceiro gol do jogo, após falha do zagueiro Alexandre.
No fim do primeiro tempo, Fabrício Ceará aproveitou uma desatenção da zaga do Vitória para fazer o único gol de Vitória. Após a volta do intervalo, o meia Gilberto deixou o seu, aos 13min, num belo toque de perna direita. Neto Baiano, que havia entrado no lugar de Fábio Santos, fechou a conta no Barradão.