A estreia do Brasil no rúgbi 7 do Pan-Americano de Guadalajara não foi das melhores. Na verdade, esteve bem longe disso. Neste sábado, o time brasileiro foi derrotado por 45 a 0 pelo Canadá, na primeira rodada da competição.
Os canadenses fecharam o primeiro tempo de sete minutos perdendo por 17 a 0. Na volta do intervalo, os norte-americanos não aliviaram em nada a vida dos brasileiros e venceram 28 a 0, definindo o acachapante placar.
A equipe brasileira realiza mais dois jogos ainda neste sábado, pela fase classificatória. Enfrenta os Estados Unidos e o Chile, pelo Grupo B. Pela primeira rodada os EUA derrotaram os chilenos por 14 a 7 (7 a 0 no primeiro tempo).
A primeira fase do rúgbi 7 no Pan serve para definir a ordem dos confrontos os mata-matas, a partir das quartas de final, que serão realizados neste domingo.
O rúgbi queé disputado do Pan não é o mesmo ao qual os amantes da modalidade estão acostumados a assistir, como na Copa do Mundo da Nova Zelândia deste ano, vencida pelos anfitriões.
Diferentemente do "Rugby Unions", tradicional categoria da modalidade disputada em dois tempos de 40 minutos, com 15 atletas em cada equipe, os duelos dos "Sevens" são jogados no mesmo campo, porém, com apenas sete jogadores por time em dois tempos