Esporte

TRIPULANTE DA REGATA CHARENTE-MARITIME/BAHIA OBRIGADO ABANDONAR BARCO

vide
| 24/10/2011 às 10:08

Mathieu Claveau (405 - Okoume Les chevaux du Beal) colidiu na noite passada, com um objeto flutuante não identificado, danificando sériamente o casco de seu barco de Série, o que provocou a entrada de água em grande quantidade. O nível de água subiu rapidamente obrigando Mathieu a executar o procedimento padrão de pedido de socorro externo, seguido da evacuação do barco após acionamento do botão vermelho de sua baliza de emergência. Em seguida ele acionou sua baliza Sarsat de localização via rádio.


Um cargueiro fez um desvio de 45 milhas e o barco de escolta Edulis também foi enviado, pela direção da Prova, ao local do acidente. De acordo com o Cross (Navio-patrulha de monitoramento e resgate) que supervisionava a manobra, o cargueiro se posicionou de través ao vento e e ao marulho para proteger a evacuação e transferência de Mathieu a bordo do Edulis, através de seu life-raft (balsa salva-vidas). Mathieu subiu em seu raft, cortou a guide rope (corda que prende o raft ao barco) e com a ajuda de dois homens na plataforma traseira do Edulis, foi resgatado com seu kit de sobrevivência que ele já tinha minuciosamente preparado. Mathieu seguirá para o Brasil a bordo do barco de escolta Edulis.


Declaração de Mathieu via Iridium (satélite) a bordo do Edulis :

« Eu estava com ventos de 10 nós quando aconteceu. Eu estava dormindo e acordei com o barulho de uma forte colisão. Eu desenrolei velas e em seguida, ao olhar para o interior eu vi que tinha água jorrando em minha cozinha. Eu desci, mergulhei a mão e senti a madeira do casco estourada. Eu acho que colidi com um objeto metálico que destruiu o casco. O barco se encheu de água em uma hora. Eu tentei fugi mas percebi que não tinha como e não adiantaria de nada. A carga da bateria durou até meia hora antes da chegada do cargueiro e do Edulis. Eu fiquei impressionado de eles chegarem tão rapidamente. Eu já tinha preparado tudo para ficar 1 ou 2 dias sem ajuda externa. Agora está tudo bem... ».