Esporte

S. FRANCISCO DO CONDE TEM BOM DESEMPENHO CAMPEONATO ATLETISMO ESPECIAL

vide
| 05/09/2011 às 11:03
Atletas de São Francisco do Conde premiados
Foto:
 

São Francisco do Conde, cidade que representou a Bahia no Campeonato Brasileiro de Atletismo Especial foi a 5ª colocada na disputa, resultando na melhor média do Nordeste. Dezoito entidades de todo o Brasil participaram da competição que aconteceu entre os dias 24 e 27 de agosto em São Paulo.


Os atletas sanfranciscanos destaques foram: Iomar Barbosa, que conquistou a medalha de ouro na modalidade de arremesso  de peso, Elivelton Francisco, segundo lugar na modalidade salto com altura e Joel da Silva que também conquistou a modalidade 200 metros rasos.


Estima-se que os atletas Elivelton Francisco e Joel da Silva alcançaram os índices necessários para o Campeonato Mundial de Atletismo, que ocorrerá na Itália. Se os dados se confirmarem os dois jovens serão convocados pela Seleção Brasileira. Já Iomar Barbosa, medalhista de ouro na competição brasileira, está classificada para o Campeonato Mundial da Síndrome de Down que ocorrerá em Portugal no ano que vem.


Para o Coordenador de Educação Física da APAE, José Luiz Menezes, a possibilidade de inclusão desses jovens é o mais importante. "Para nós, alcançar índices não é o fator mais importante. Nosso objetivo é motivar e incluir nossos jovens na sociedade, possibilitando o bem estar e desenvolvimento cultural", afirmou. Além da participação na competição, os 10 jovens também fizeram turismo cultural em São Paulo. Eles conheceram o Bairro da Liberdade e o Centro Histórico da cidade.


Atualmente, a APAE de São Francisco do Conde atende 200 crianças portadoras da síndrome de Down. Lá, eles interagem entre si por meio da educação lúdica e de atividades esportivas, além de receberem atendimentos de saúde.


APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma associação em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência.


O principal objetivo é prestar serviços de assistência social no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade.