O Projeto Ondas Surf e Cidadania, liderado pelo bicampeão brasileiro de Surf Profissional Jojó de Olivença, ganha este final de semana em Ilhéus um apoio de peso: o atual campeão mundial de ondas grandes, o também baiano Danilo Couto. A dupla, que conta com a parceria do Instituto Cabruca, aposta na iniciativa para incluir socialmente crianças e jovens carentes. O encontro será celebrado neste sábado, 16, a partir das 9h da manhã, na Cabana Porto Bahia, na Praia do Sul, em Ilhéus.
Após limpeza da praia, Jojó de Olivença fará uma apresentação sobre o Projeto para empresários, imprensa e público em geral. A proposta é firmar novas parcerias para fortalecer a ação. O Ondas já existe em Guarujá a cerca de 10 anos e está se estendendo para o nordeste brasileiro, sendo a Bahia o estado escolhido para ser o primeiro a receber a iniciativa.
Projeto Ondas
O Projeto Ondas teve inicio no ano de 1999, quando Jojó de Olivença renunciou à carreira internacional e implantou uma escola de surf no Guarujá, litoral paulista. Foi nesta oportunidade que o bicampeão passou a dar aulas para crianças carentes da cidade e pôde observar como o surf pode ser um instrumento de inserção social destes jovens.
Inicialmente eram 20 crianças entre oito e 12 anos, oriundos do Projeto Gira-sol, do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. Atualmente o projeto atende a 60 crianças e conta com o patrocínio das seguintes instituições: