Esporte

PERU VENCE COLOMBIA E QUEBRA HEGEMONIA NO FUTEBOL ANDINO

VIDE
| 16/07/2011 às 19:27

Com um gol de Lobatón, aos 10min do primeiro tempo da prorrogação, e outro de Vargas, aos 6min do segundo, o Peru surpreendeu a Colômbia e venceu por 2 a 0, em jogo válido pelas quartas de final da Copa América, no estádio Mario Kempes, em Córdoba (Argentina).


Com este resultado, a equipe peruana espera Argentina ou Uruguai na semifinal. As duas equipes duelam às 19h15 (horário de Brasília), deste sábado.

A Colômbia, que fez a melhor campanha da primeira fase do torneio continental, está eliminada.

 Victor R. Caivano/Associated Press 
Falcao (centro), que perdeu pênalti no tempo regulamentar, tenta jogada observado por Advíncula (à esq.) e Chiroque
Falcao (centro), que perdeu pênalti no tempo regulamentar, tenta jogada observado por Advíncula (à esq.) e Chiroque

O JOGO

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. Ambas seleções não produziam jogadas ofensivas e pouco incomodavam os goleiros Martínez (Colômbia) e Valverde (Peru).

Aos 33min, o meia Vargas, do Peru, arriscou de fora da área, mas o arqueiro colombiano espalmou e impediu o gol peruano.

Fora isso, muita disputa no meio de campo e poucas conclusões corretas.

Os atacantes Guerrero, do Peru, e Falcao, da Colômbia, ambos com dois gols na competição, pouco puderam fazer na etapa inicial.

Na segunda etapa, o Peru começou mais perigoso, mas a Colômbia, fazendo jus ao status de melhor campanha na primeira fase, equilibrou o duelo e, posteriormente, dominou o rival.

Aos 19min, Dayro Moreno, que já havia assustado com um chute cruzado, recebeu lançamento na área e foi puxado pelo zagueiro Alberto Rodríguez. Pênalti marcado pelo juiz mexicano Francisco Chacón Gutiérrez.

Falcao bateu para fora a penalidade e perdeu a oportunidade de inaugurar o marcador.

Na sequência, Dayro Moreno fez jogada pela direita e chutou na trave de Valverde.

Após a pressão colombiana, a equipe de Hernán Gómez diminuiu o ritmo e ainda tomou susto do Peru, em um chute do volante Balbín, de fora da área.

O placar não fora alterado durante o tempo regulamentar e a partida foi para prorrogação.

Na etapa inicial do tempo extra, um chute cruzado de Vargas e outro de Dayro Moreno foram as melhores chances até os 8min.

O lateral esquerdo Armero, então, recebeu cara a cara com Valverde, mas chutou em cima do goleiro.

Dois minutos depois, após uma falta batida na área colombiana, o goleiro Martínez saiu mal e a bola sobrou para Lobatón, que chutou forte e abriu o placar para o Peru.

Aos 6min do segundo tempo, Martínez falhou novamente e tocou errado. Guerrero pegou a bola, invadiu a área e rolou para Vargas, que arrematou firme, sem chances para o arqueiro colombiano.


+ CANAIS