A Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa (ECOPA), realizou neste domingo, dia 15, uma ação de fomento à paz nos estádios de futebol. Antes da partida final do Campeonato Baiano 2011, integrantes do Afoxé Filhos de Gandhy deram uma volta olímpica no Barradão, levando a mensagem "Paz e Esporte caminham juntos. Salvador: cidade-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014".
A ação foi uma iniciativa do ECOPA em parceria com o Bloco que melhor representa a paz para o povo baiano, o Gandhy, e a Federação Baiana de Futebol (FBF) e contou com o apoio do Esporte Clube Vitória. O objetivo é fomentar a tolerância entre as torcidas e criar uma cultura de paz nos estádios.
Felizmente, Salvador ainda está entre as capitais com menor índice de violência entre torcedores e a Prefeitura Municipal acredita que manter essa característica é fundamental, tanto para garantir a tranquilidade dos baianos que vão assistir aos jogos dos campeonatos estadual e nacional quanto para atrair turistas para a cidade nas Competições que acontecerão a partir de 2013, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. "O turista que vai à Copa escolhe a cidade também pelo clima que ela apresenta. Salvador é sinônimo de festa, de alegria e de paz nos estádios. O jeito de ser do soteropolitano é o seu grande diferencial", afirmou Leonel Leal, gestor do ECOPA.