Esporte

DIA MUNICIPAL DO VITÓRIA É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR

Veja
| 28/04/2011 às 21:46
Torcida rubro-negra fazendo a festa no Barradão
Foto: Lance Activo
Por Marivaldo Filho

A Câmara Municipal de Salvador aprovou na sessão ordinária de quarta-feira (27), por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 93/2011 que institui o dia 13 de maio como data comemorativa à fundação do Esporte Clube Vitória. Autor da iniciativa, o presidente da Casa Legislativa e conselheiro do clube, vereador Pedro Godinho (PMDB), acolheu as solicitações da torcida organizada Os Imbatíveis e da bancada rubro-negra da Câmara.

"A história do Esporte Clube Vitória se confunde com a história esportiva da cidade do Salvador e do Estado da Bahia. Detentor de uma apaixonada torcida que, mesmo após um jejum de títulos de 45 anos, permaneceu fiel às suas cores e à sua bandeira, o Vitória soma mais de 2,3 milhões de torcedores espalhados por todo mundo. Com este projeto, estamos homenageando toda a nação rubro-negra", justificou Pedro Godinho.

Para comemorar o 112º aniversário do Esporte Clube Vitória, a Câmara Municipal, também por iniciativa do presidente Pedro Godinho, vai realizar a Exposição "112 anos de Vitória!". A programação do evento, que será aberto às 19h do dia 12 de maio,  inclui uma noite de autógrafos do livro "Barradão - alegria, emoção e Vitória", de Alexandro Ramos Ribeiro e Luciano Souza Santos.

Exposição

A exposição "112 anos de Vitória!" estará aberta à visitação pública gratuita, de 13 a 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A mostra homenageia as glorias do Vitória, através de uma linguagem multimídia. A exposição vai exibir, em forma de vídeos, textos e fotos, alguns fatos ainda pouco conhecidos sobre a fundação do clube, em 1899, seus principais ídolos, jogos, conquistas históricas, taças e títulos mais importantes.

Produzida pelos artistas Maurício Martins e Eliana Pedroso, a exposição vai contar, entre outras coisas, o motivo da escolha do nome "Vitória" e das cores vermelho e preto para simbolizar a paixão pelo clube.