Foi no sufoco, mas o Bahia conseguiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil ao vencer o Paysandu nesta quarta-feira, 6, no Estádio de Pituaçu. O placar de 2 a 1 refletiu bem o jogo: uma vitória apertada, conquistada em dois tempos bem distintos. Mas Souza, autor de dois gols, e a forte defesa comandada por Titi garantiram a vaga.
O técnico Vágner Benazzi, que estava com seu emprego em risco, recebeu manifestações de carinho de seus jogadores durante a partida.
Souza foi o protagonista da noite. O centroavante abriu o placar cobrando pênalti, sofrido por Camacho, e ampliou o placar quando recebeu, sozinho, na área, e não perdoou. Além do destaque pela artilharia, Souza também atraiu a atenção da torcida quando, na comemoração do primeiro gol, chamou todo o time para abraçar o treinador.
Apesar do apoio demonstrado pelos comandados, a permanência de Benazzi não é garantida. Se o técnico abandonar o time ainda nesta semana, deixará o clube numa situação difícil. A diretoria não possui qualquer substituto encaminhado.
Joel Santana, principal candidato ao cargo, disse não ao Bahia na quarta. O técnico considerou a proposta financeira abaixo da ideal, além de exigir maior poder sobre as transferências do clube, o que a diretoria não permite.
Agora, o Bahia enfrentará, na próxima fase da competição, o Atlético-PR, que está de técnico novo: Adílson Batista. Mas, antes disso, a equipe tem de concentrar suas forças na disputa do Campeonato Baiano. Neste domingo, 10, tem jogo contra o Atlético de Alagoinhas, no Carneirão, às 16h.
O jogo - O Paysandu surpreendeu a todos com a atitude do começo do jogo. Durante os primeiros 20 minutos, só deu Papão. Rafael Oliveira perdeu duas grandes chances de gol. Com apenas 9 minutos, o chute do atacante desviou na zaga e Omar fez uma defesa impressionante, mas completamente acidental.
Enquanto Titi e Thiego sofriam pra segurar lá atrás, na frente o Bahia fazia muito pouco. Apenas Marcos e Zezinho tentavam jogadas criativas, todas pelo lado direito do campo. Naquela faixa do campo, o lateral-esquerdo Elton Lira dominava bem os atacantes do Esquadrão.
Após a marca dos 20 minutos, o Bahia conseguiu equilibrar a partida. As jogadas de Zezinho e principalmente de Camacho começaram a funcionar, e o Tricolor começou a criar perigo. Até que, finalmente, aos 29 minutos do primeiro tempo, Camacho, novamente ele, fez bela jogada pelo meio da área e foi derrubado por Elton Lira. Triste coincidência do destino para o lateral do Papão. Pênalti que Souza cobrou com perfeição e abriu o placar da partida.
O resto do primeiro tempo foi de domínio total do Bahia. Camacho continuou realizando boas jogadas, assim como Zezinho. Mas quem definiu foi Souza. Aos 41 min, após chute desviado pela zaga do Paysandu, o centroavante recebeu, completamente sozinho, dentro da área, em condição legal. De frente pro goleiro, não perdoou: dois a zero pro Tricolor, e a tranquilidade no final do primeiro tempo.
Na etapa complementar, o Bahia voltou ao campo sem vontade. Disposto a segurar o placar e, consequentemente, a classificação, o time apenas tocava a bola sem iniciativa. O Papão, então, percebeu a oportunidade e partiu para o ataque. Aos 10 min, Sidny penetrou na área e chutou cruzado. Marcos tentou o corte na dividida com Zé Augusto, que acabara de entrar. Resultado: a bola desviou nos dois jogadores e foi pro gol.
O 2 a 1 não era confortável para o Bahia. Caso o Paysandu empatasse, a vaga era do time paraense, graças aos gols marcados fora de casa. Zezinho ainda tentou algumas jogadas. Aos 25, chutou bem ao gol, mas a zaga desviou. Aos 29, os ânimos esquentaram entre Hélder e Rafael Oliveira. Luiz Flávio de Oliveira mostrou o cartão amarelo pros dois, mas Hélder, que já havia recebido um, acabou expulso.
O destaque, então, passou a ser a dupla de zaga Titi e Thiego. Os jogadores seguravam, como podiam, os ataques do Paysandu que, a cada minuto, chegavam com mais consistência ao ataque. Os minutos finais foram de sufoco, mas o apito final veio e, com ele, a classificação do Bahia para a próxima fase. (A Tarde)