A Copa do Brasil 2011 teve um final bem menos feliz que a de 2010 para o Vitória. Atual vice-campeão, o time baiano não conseguiu reverter os 3 a 1 do primeiro jogo, e, com o empate por 0 a 0 com o Botafogo-PB nesta quinta-feira, em pleno Barradão, deu adeus à competição logo na primeira rodada.
Depois de ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, em 2010, o Vitória apostava suas fichas no segundo torneio mais importante do futebol nacional. Esperando repetir o sucesso do ano passado, quando foi derrotado pelo Santos na final, o time rubro-negro decepcionou sua torcida.
Invicto em casa na campanha do vice-campeonato de 2010, o time baiano mostrou-se muito menos eficiente nesta noite. Mesmo precisando do resultado e dominando a posse de bola, os anfitriões criaram apenas uma boa chance durante toda a primeira etapa, em chute de Rildo. Por outro lado, viram o Botafogo-PB chegar algumas vezes com perigo, apostando nos contra-ataques. Mesmo sem fazer gols, os paraibanos fizeram com que o Vitória saísse vaiado para o intervalo.
No segundo tempo, o time cresceu e melhorou um pouco, mas não foi suficiente para balançar as redes. Edson, que entrou no lugar de Bida, teve uma boa chance após cruzamento, mas não aproveitou, assim como o goleiro Viáfara, que foi ao ataque para cobrar uma falta e mandou a bola com perigo, próxima ao gol defendido por Genivaldo.
O goleiro dos visitantes, aliás, foi um dos pontos fortes da equipe. Foram pelo menos duas boas defesas durante o segundo tempo, importantes para garantir a classificação, muito comemorada após o apito final.
Na próxima rodada, o Botafogo-PB enfrenta o Caxias-RS, que eliminou o Ceilândia logo no primeiro jogo, ao vencer por 5 a 0 fora de casa.
Com informações da Gazeta Esportiva