Esporte

TÉCNICOS DA FIFA AVALIAM ESTÁDIO ARMANDO OLIVEIRA PARA COPA DO MUNDO

vide
| 15/02/2011 às 10:01
Visita de técnicos da FIFA na última segunda-feira
Foto: Adeilson Carvalho

Técnicos da FIFA visitaram o Estádio Armando Oliveira, em Camaçari, nesta segunda-feira (14/02). O objetivo foi avaliar a estrutura física, condições do solo, gramado, instalações, iluminação, acessibilidade, qualidade das acomodações, dentre outros aspectos.


O Estádio Armando Oliveira é candidato a ser um dos três Campos Oficiais de Treinamento (COTs) da Bahia, durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

A visita durou aproximadamente uma hora e foi realizada por uma equipe formada pelo gerente de competições e serviços, Frederico Nantes, pela a engenheira agrônoma, Maristela Kuhn e dois consultores. Foram feitas medições do campo e retiradas amostras para análise do tipo de solo.


De acordo com o assessor de imprensa da FIFA, Nelson Ayres, cada detalhe é observado para que possíveis falhas sejam corrigidas até 2014. "A intenção é garantir total conforto para os jogadores, comissão técnica e imprensa", explica.


Ainda segundo Nelson Ayres, após visitar todas as cidades, a FIFA encaminhará, até o final de junho deste ano, um relatório com informações do que precisa ser melhorado.

Cada uma das 12 sedes da Copa (Salvador, Manaus, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Cuiabá, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Recife e São Paulo) contará com três COTs que serão utilizados para treinamentos às vésperas das partidas. Dois deles oficiais e um reserva.


Além do Armando Oliveira, os estádios de Pituaçu e o Barradão, além da concentração do Esporte Clube Bahia, o Fazendão também serão vistoriados.

 Os estádios que não forem aprovados como COT poderão servir como uma das 64 bases, chamadas de Centro de Treinamento de Seleções (CTS), para 31 outras equipes classificadas para o mundial.


Estes Centros serão escolhidos pelas comissões das demais seleções. Será levada em consideração a proximidade de aeroportos e hotéis.

Camaçari é a sexta cidade visitada pela comitiva técnica da FIFA, que segue para Brasília. Os integrantes já estiveram em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Fortaleza será a última sede a receber a visita.

Confiante, o secretário do Esporte e Lazer (Sedel) de Camaçari, Raimundo Blumetti, acredita que o Estádio Armando Oliveira será um dos Campos Oficiais de Treinamento selecionados. "Além do estádio, o Município dispõe de uma excelente estrutura de hotéis na sede e na orla", afirma.

Acompanhou também a inspeção o assessor de Relações Internacionais da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Marco Costa.