Esporte

VAI COMEÇAR A XIV REGATA OCEÊNCIA SALVADOR-ILHÉUS NA PRÓXIMA SEXTA

vide
| 13/02/2011 às 21:01
Regata Salvador-Ilhéus é a competição mais importante na Bahia, nessa categoria
Foto: DIV
 

 

Está tudo pronto para a XIV Regata Salvador-Ilhéus, a mais importante regata oceânica de longo percurso do estado, que acontece neste final de semana. Mais de 30 embarcações já confirmaram presença no evento, que parte da base do Iath Clube da Bahia, em Salvador às 13 horas do dia 18 e chega a Ilhéus nas primeiras horas da manhã do dia seguinte. Além de integrar velejadores das duas cidades litorâneas da Bahia, a prova - que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus - também servirá para consolidar o município como uma importante alternativa para velejadores que navegam na costa baiana, fortalecendo o turismo esportivo da região. Além da regata, o evento conta com uma variada opção de atividades esportivas, sociais e shows musicais.


A XIV Regata Salvador Ilhéus já é uma das mais tradicionais competições náuticas do estado, mas ao longo dos anos se manteve como uma prova restrita aos competidores devido, principalmente, às suas características de disputa em alto-mar. Este ano será diferente, garante Marcelo Tavares, coordenador do evento e diretor de Vela do Ilhéus Iate Clube. A agência de publicidade M21 foi contratada e deu um novo formato ao evento, integrando-o à cidade e incluindo a competição no calendário turístico e esportivo local. A prova terá, desta vez, a participação efetiva da comunidade, com atrativos extras.


Um dos convidados é o novo campeão mundial de Jet Ski, Bruno Jacob, de 23 anos, que fará uma apresentação pública no domingo, dia do encerramento do evento. Jacob é o mais talentoso piloto de Jet Ski da atualidade e promete uma série de manobras radicais em sua apresentação na baía do Pontal em Ilhéus. Ainda na baía do Pontal, está confirmado um desafio de natação na Praia do Cristo, com 800 metros de percurso em 2 voltas de 400 metros. Atletas de Ilhéus e de toda a região vão participar da prova.


No sábado (19), a partir do meio-dia, autoridades empresariais e políticas de todo o estado, jornalistas esportivos de várias partes do Brasil e velejadores já confirmaram presença na tradicional "Feijoada Náutica", que acontecerá no Ilhéus Iate Clube. De acordo com o diretor da M21, publicitário Marco Lessa, a "Feijoada Náutica" também terá um outro ingrediente importante: a solidariedade. Os participantes podem levar 1 quilo de alimento não perecível para ser entregue à diretoria do Rotary Club Ilhéus-Jorge Amado, que atende diversas instituições de caridade do município

. "A idéia valoriza as instituições que atuam no campo social e mostra que é possível promover atividades esportivas, sociais e culturais não esquecendo dos que mais precisam", elogia a diretora de relações públicas do Rotary, Vanessa Carneiro Silva. A iniciativa faz parte do projeto "Solidariedade rima com criatividade", promovido pela agência M21 desde o final do ano passado. Diretores e funcionários da agência criaram um calendário de ações sociais que serão desenvolvidas durante todo este ano em todos os eventos que tiverem a marca da M21.


Ainda no sábado (19) à noite, Ilhéus e região poderão assistir a paulistana Maria Gadú e o baiano Jau. Eles se apresentam na Concha Acústica da avenida Soares Lopes, com uma mistura de ritmos que combina muita diversão e romantismo.  Maria Gadú abrirá o show apresentando canções do seu álbum de estréia, como Shimbalaiê, Linda Rosa e Dona Cila, além da interpretação singular de sucessos do Pop Rock nacional, a exemplo de Lanterna dos Afogados.  A cantora estourou no ano de 2009, após emplacar suas músicas em minisséries e trilhas de novelas, tendo hoje uma das agendas mais disputadas entre os artistas de MPB. Jau, cantor e compositor baiano, faz a festa com as músicas do seu mais novo CD, que tem o sucesso "Se Joga" como o carro-chefe. Antigos sucessos, como Flores da Favela, Sandália de Couro e Do Jeito que Seu Nego Gosta completam o repertório.