Esporte

ALUNO DA BAHIA GANHA PRIMEIRA MEDALHA NOS JOGOS ABERTOS DE GOIÂNIA

vide
| 05/12/2010 às 10:01

O estudantre João Vitor Mendes, de 16 anos, conquistou a primeira medalha para a Bahia nas Olimpíadas Escolares deste ano. A competição é disputada no ginásio do SESI Ferreira Pacheco, em Goiânia, Goiás. Os atletas baianos participam do evento com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). São 132 estudantes e 12 modalidades em disputa: ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.


Natural da cidade de Mata de São Joãove radicado em Dias D Ávila, João não esconde a emoção de faturar a medalha de prata na categoria leve de taekwondo, depois de ganhar três lutas consecutivas até chegar a final e perder por um placar apertadíssimo (8 x 7).


"Estou muito satisfeito com o resultado, agradeço muito a todos que me apoiaram: professor, técnico, meus pais, e a instituição que me trouxe até aqui, Sudesb. Desejo que esta competição seja a primeira de muitas que irei participar", disse João Mendes.


A premiação do baiano foi comemorada com emoção, lágrimas nos olhos e gritos de campeão, pelos seus colegas, técnico e professor. "João treina comigo desde a faixa branca. São duas horas por dia de treino pesado, cinco vezes por semana. E agora estou presenciando o reconhecimento do nosso trabalho", destacou o professor Uindson Nogueira.
 

Atletismo - A Bahia também foi destaque no atletismo. Seguindo o exemplo de seu pai, Herval Souza, campeão de atletismo sul-americano em 1978, bicampeão brasileiro em 1978 e 79, a atleta Gabriela Vita, mais uma vez deixou a sua marca nas Olimpíadas Escolares. Neste sábado (4), na primeira etapa realizada pela manhã na pista de atletismo da PUC (Pontifícia Universidade Católica), a atleta foi classificada para a semifinal dos 100 metros rasos. À tarde, na segunda etapa, Gabriela foi classificada para a final da prova, que será realizada neste domingo (5). Em 2007, Gabriela ficou com ouro. "Além da classificação de Gabriela, os atletas Douglas e Gustavo se destacaram no arremesso de peso e 400 metros, pois, mesmo não conseguindo chegar à final, fizeram as suas melhores marcas pessoais", afirmou o técnico Herval Souza Filho.