Sambistas da Bahia e do Brasil se apresentam no grande show aberto ao público, que acontece a partir das 19 horas de 2 de dezembro (quinta-feira), na Praça Municipal de Salvador, como parte das celebrações da 39ª edição do Dia do Samba. Sobem ao palco Moraes Moreira, Carlinhos Vergueiro, Quinteto em Branco e Preto, Antônio Carlos & Jocafi, Edil Pacheco, Walmir Lima, Nelson Rufino, Roque Ferreira, Mariene de Castro, Juliana Ribeiro, Gerônimo, Aloísio Menezes, Roberto Mendes, Claudete Macedo, Gal do Beco, Roque Bentenquê, Firmino de Itapuã e Paulinho Camafeu.
De acordo com o roteiro, cada convidado deverá cantar uma música do paulista Adoniran Barbosa, homenageado deste ano no evento", anuncia Edil Pacheco, que coordena a programação. "O samba é a expressão que saiu das senzalas, das favelas, da periferia das cidades brasileiras e, por sua riqueza, conquistou a todos se tornando um traço de identidade. Viva o samba e viva o Dia do Samba!", enaltece o ministro da Cultura, Juca Ferreira. O MinC apóia a realização do programa desenvolvido na Bahia e que reúne várias atrações.
Este ano, Edil desenvolve, na verdade, uma Semana do Samba, com programação que inclui exposições. "Eventos na rede pública de ensino e em projetos sociais oferecem a jovens um panorama da história desse ritmo musical que reúne em si a própria história do nosso povo", explica.
A programação da Semana, iniciada pela Roda de Samba no domingo, dia 28 (domingo), na Cantina da Lua, conta, no dia 1º (quarta-feira), com show especial na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho, com participação de Neto Bala, Guiga de Ogum, Roque Bentenquê, Vânia Bárbara, Clécia Queiroz, Tuninha Luna, Muniz Garcia, Melodia Costa, Aquarela do Samba, entre outros.
O Dia do Samba 2010 contempla a realização de um DVD documental, com registro de partes dos shows, das palestras e depoimentos dos artistas, para ser distribuído entre unidades de ensino da rede pública e instituições públicas de valorização da cultura, no intuito de se registrar o evento e de disseminar entre as novas gerações o interesse pelo samba, ritmo musical genuinamente brasileiro, e pela cultura nacional de maneira geral.
PROGRAMAÇÃO:
28/11 (domingo)
10h - Roda de Samba - Cantina da Lua
29/11 (segunda-feira)
8h Exposição Itinerante - Senac Sé - Projeto Jovem Aprendiz
30/11 (terça-feira)
10h Mostra de Samba - Senac Sé - Projeto Jovem Aprendiz
16h Exposição Itinerante - Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis
01/12 (quarta-feira)
9h Mostra de Samba - Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis
19h Show Especial - Pça. Quincas Berro D´Água - Pelourinho
02/12 (quinta-feira)
Grande Show "Dia do Samba" - Pça. Municipal
06/12 a 10/12
Exposição Fixa - Centro de Cultura da Câmara