Esporte

ESTUDANTES ENGENHARIA DISPUTAM PROVA CROSS ENTRE UNIVERSIDADES DO NE

vide
| 12/11/2010 às 14:20
Prova será disputada na pista Bicicross do Estádio Armando Oliveira, Camaçari
Foto: DIV

Os apaixonados por automobilismo terão a oportunidade de apreciar, neste final de semana, a 5ª Baja SAE Brasil - Etapa Nordeste 2010. A prova, que é aberta ao público, será realizada domingo (14/11), a partir das 10h, na pista de Bicicross, no Estádio Municipal Armando Oliveira, em Camaçari.


O evento, que visa formar corpo técnico para o desenvolvimento da indústria automotiva no país, reunirá cerca de 200 estudantes do curso de engenharia de várias universidades do Nordeste, que aceitaram o desafio de projetar e construir um veículo Off Road, seguindo rígidas especificações da SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) no que diz respeito a segurança, dirigibilidade, aceleração, frenagem, subida em rampa, além de um motor padrão. 


A competição já faz parte do calendário nacional do ramo industrial e universitário. Para a conclusão do projeto, os estudantes terão que angariar recursos, integrar diversas áreas do conhecimento e desenvolver uma visão sistêmica da Engenharia.

Para o secretário do Esporte e Lazer de Camaçari, Raimundo Blumeti, "sediar uma competição como esta é importante, pois estimula os estudantes de engenharia do Município".


A competição conta com representantes dos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. Ao todo, 13 equipes estão inscritas na competição, representando 10 instituições de ensino superior. A Bahia irá participar com duas equipes, uma da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UFVSF), concorrendo com a equipe Baajatinga, e outra da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a equipe Carpoeira.


A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) é parceira do projeto e colabora ativamente, desde 2005, para a realização do evento no Município. 


PROGRAMAÇÃO


Dia 12/11

Apresentação oral dos projetos e visita à área de manufatura do Complexo Industrial Ford Nordeste.


Dia 13/11

Os juízes/engenheiros da indústria automotiva avaliarão os carros nos quesitos segurança, conforto, regulagem de motor, subida de rampa, tração e desempenho de dirigibilidade.


Dia 14/11

Das 10h às 13h, os carros serão submetidos ao enduro de resistência, com duas horas de duração.