Vide
Os amantes do esporte náutico podem se preparar. Entre 9 e 12 de outubro acontece nas águas da Baía de Todos-os-Santos o Campeonato Baiano de Vela de Oceano 2010. Estima-se que 180 pessoas participem da competição, que terá duração de quatro dias.
O trajeto das provas será realizado entre Salvador e as ilhas de Itaparica, do Frade e do Medo. Ao todo, serão realizadas sete provas, com duração que varia de uma a cinco horas. Participam da competição barcos de regata e multicasco (catamarã e cruzeiro).
Conforme o presidente da Feneb (Federação de Esportes Náuticos da Bahia), Arnaldo Pimenta, o campeonato de Vela de Oceano é de grande importância para o esporte na Bahia. "Ele é quem determina no ranking quem são os campeões estaduais", afirma Arnaldo.
A premiação dos vencedores será entregue em cerimônia que acontece no mês de dezembro. O evento tem como intuito encerrar o ano da vela na Bahia, quando são entregues todas as premiações aos vencedores das competições ocorridas durante o ano.
Os interessados em participar do campeonato deverão ser filiados à Feneb e estar em dia com a anuidade, que custa R$60. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no blog da Feneb http://feneb.blogspot.com.
Quem estiver na ilha poderá conhecer um pouco mais sobre os barcos a vela. De acordo com Arnaldo Pimenta, três barcos do tipo Hobie Cat estarão à disposição do público, no domingo e na segunda-feira. "Quem estiver na praia, vai poder ter o primeiro contato com a náutica", comenta Arnaldo.
Com apoio da Feneb e do Governo do Estado, o Fotilho de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA), fundado em 1980, realiza o campeonato há aproximadamente 30 anos.
Programação09 de outubro (primeiro dia) - Os velejadores partirão da ponta do Humaitá, às 12 horas, passando pelo Farol da Barra, seguindo até a Ilha de Itaparica; o trajeto terá a duração de aproximadamente cinco horas.
10 de outubro (segundo dia) - Os barcos de competição participarão de duas regatas técnicas, cada uma com duração de uma hora. Já os barcos de multicasco farão o triângulo olímpico entre as Ilhas de Itaparica, dos Frades e do Medo, com duração média de duas horas.
11 de outubro (terceiro dia) - Os barcos de regata realizam novamente duas regatas técnicas com o mesmo percurso.
12 de outubro (quarto dia) - Os competidores saem de Itaparica às 12 horas, em direção ao Forte São Marcelo, e retornam à ponta do Humaitá.