Terminou na manhã de hoje, Domingo, o Campeonato Brasileiro Aberto de Remo, edição 2010, evento promovido pela Confederação Brasileira de Remo, no período de 23 a 26 de Setembro, com a participação dos principais clubes de remo do Brasil, no Estádio da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, com a presença de mais de 500 atletas.
A Bahia foi bem representada pelos seus filiados, o Esporte Clube Vitória, o Clube de Natação e Regatas São Salvador e o Sport Club Santa Cruz, mostrando todo o potencial desse grande esporte, que é praticado no nosso estado desde 1904. O principal destaque foi o atleta Samuel Lucas, do Sport Club Santa Cruz que se tornou Vice Campeão brasileiro, na categoria Novos Talentos, perdendo nos metros finais a chance de levar o 1º lugar. Aliás, esse atleta foi bastante elogiado pela Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Remo, já sendo considerado como destaque e convocado a participar de futuras competições da Seleção Brasileira de Remo.
Nas outras provas e categorias disputadas, a Bahia foi também destaque, onde, o atleta Fábio Moreira, do Esporte Clube Vitória, conseguiu a medalha de bronze, chegando em 3º lugar, perdendo a grande final para Ailson da Silva, melhor remador do Brasil de todos os tempos. A atleta Marilene Barbosa, do Clube de Natação e Regatas São Salvador, conquistou também a medalha de bronze, na disputa do Double Skiff Peso Leve Feminino, fazendo uma guarnição mista com a atleta Juliana dos Santos, do Clube de Regatas Vasco da Gama.
Tivemos também a participação do atleta Diego Fernando dos Santos Matos, do Esporte Clube Vitória, que ficou com o 4º lugar na categoria Skiff Júnior Masculino, perdendo a chance de subir ao pódio por problemas técnicos em seu barco. Em outra disputa que teve a participação de baianos, a guarnição do Double Skiff Masculino Sub 23, do Clube de Natação e Regatas São Salvador, ficou em 9º lugar na classificação geral dessa categoria, na qual, os árbitros Marcos Rezende e Ronald Santos foram destaques na equipe de arbitragem convocados para atuar nesse importante evento do Remo brasileiro.
A Federação dos Clubes de Regatas da Bahia e a Sudesb, patrocinaram os clubes baianos para participar do Campeonato Brasileiro Aberto de Remo, edição 2010, ficando satisfeito com os resultados obtidos, mostrando o bom nível técnico praticado no Remo baiano, contribuindo para o bem do nosso esporte.
A próxima regata do Calendário Oficial do Campeonato Baiano de Remo, edição 2010, acontece no próximo dia 17 de Outubro, tendo a participação desses atletas vitoriosos, deixando os torcedores que lotam a Enseada dos Tainheiros, na Ribeira, felizes pelas suas participações em competições nacionais, aumentado a rivalidade entre os clubes baianos. A Escolinha de Remo do Dique do Tororó está funcionando a todo vapor, com aulas pela manhã e pela tarde, com professores especializados e capacitados, tornando aquele bonito local da cidade de Salvador, um excelente espaço para praticar o REMO.