Esporte

SALVADOR SEDIA VIII CAMPEONATO BRASILEIRO DE SALVAMENTO AQUÁTICO

Vide
| 15/09/2010 às 15:03
Em todo o Brasil acontecem sete mil óbitos por afogamento por ano. Com o intuito de reduzir a atual estatística, a Coordenação de Salvamento Marítima (Salvamar), o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) se uniram e trouxeram para a capital baiana um dos mais importantes eventos de Salvamento Aquático do país. Salvador irá sediar não apenas o X Campeonato Brasileiro.
O evento terá início hoje e vai até o dia 18. A cerimônia de abertura está marcada para as 15h30, na Câmara Municipal e contará com a presença do secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota e autoridades nacionais e internacionais, como o presidente da Sobrasa, Coronel Prates.
De acordo com Fábio Mota, o objetivo maior do evento é melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento e principalmente a redução do número de afogamentos. "Não basta apenas termos equipamentos de primeira linha e investirmos em infraestrutura. É imprescindível se aprender a técnica correta para utilização. E, sem dúvida, o campeonato, que terá direito a cursos de capacitação, irá reforçar ainda mais o trabalho da nossa corporação". 
Para o coordenador de treinamentos da Salvamar, Glauco Bastos, trata-se do maior evento de Salvamento Aquático. "As competições são vistas como fator preponderante para o incentivo profissional e, conseqüentemente, estimular o treinamento, já que, além de fôlego, muito pulmão e força nos braços, os salva-vidas precisam demonstrar técnicas de salvamento em sete modalidades", destacou, complementando que a Bahia sempre se destacou em todos os anos em que participou. "Foi três vezes vice-campeã e agora estamos na expectativa, de conseguirmos o primeiro lugar".