A torcida do Bahia chegou a temer o efeito de uma zebra, porém deixou o estádio Pituaçu aliviada. A equipe de Salvador acordou depois de levar um gol do frágil Ipatinga e garantiu mais um triunfo na Série B do Campeonato Brasileiro com o placar de 3 a 1.
O resultado leva o Bahia a 37 pontos, de volta à vice-liderança da classificação após três rodadas seguidas em quarto lugar. O Tricolor leva vantagem sobre Coritiba e Ponte Preta em relação aos critérios de desempate.
Já o Ipatinga vê o agravamento de sua crise. Lanterna e dono de apenas 15 pontos, o representante mineiro acumula seis rodadas sem um resultado positivo no torneio nacional.
Na próxima rodada da Série B, o Bahia tem um desafio de "seis pontos", sábado, contra a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Um dia antes, o Ipatinga atua como mandante diante do São Caetano.
O Jogo
Com a vantagem de jogar em casa, o Bahia iniciou a partida com maior posse de bola. Porém, a equipe de Salvador pecava pela falta de criatividade e tinha dificuldades em furar o bloqueio feito pela defesa do Ipatinga, que procurava atuar no erro do adversário.
A tática visitante surtiu resultado em um cochilo da defesa do Bahia. Aos 21 minutos, o Ipatinga abriu o placar em uma jogada de bola parada. Jajá cobrou o escanteio, Léo Mineiro desvio e Thiago Matias, com liberdade, completou.
O gol fez o Bahia acordar em campo. Em uma falta, veio o empate do Tricolor. Especialista em bolas paradas, Jancarlos acertou uma cobrança de rara felicidade na lateral da área, surpreendendo o arqueiro adversário aos 26 minutos. "Era um gol que estava procurando, fui feliz na batida da bola", explicou.
Com outra postura em campo, o Bahia deu uma respostas aos torcedores e alcançou a virada antes do intervalo. Aos 44 minutos, Mendes recebeu passe de Ávine e demonstrou grande categoria para evitar um marcador antes de concluir com eficiência.
No segundo tempo, o domínio baiano continuou incontestável contra um rival sem poder de reação. Em mais uma jogada pela esquerda de Ávine, desta vez foi a vez de Adriano aproveitar a assistência e marcar de cabeça aos quatro minutos.
Com o placar de 3 a 1, a partida caiu de rendimento. O Bahia administrou a vantagem sem sustos e assegurou a 11ª vitória na Série B do Campeonato Brasileiro.