Em 12/09, Salvador se tornará ponto de encontro obrigatório de corredores brasileiros e estrangeiros. Durante a Meia Maratona Iguatemi, cerca de 2 mil atletas irão percorrer os 21 km entre dois grandes ícones do turismo baiano: o Farol de Itapuã e o Farol da Barra.
Com o intuito de reunir e possibilitar a participação de diversos níveis de atleta, na mesma data será realizada a Corrida 6km Iguatemi. Diferente da Meia Maratona, ela acontece em percurso que sai do Farol da Barra, passa por Ondina e volta ao Farol da Barra.
O diferencial da Meia Maratona começa em sua concepção, com a união de três parceiros que pensam grande em tudo que fazem: Shopping Iguatemi, Personal Club e Corpore Brasil. O patrocínio do centro de compras e o know how da Personal Club - assessoria esportiva baiana especializada em eventos do segmento - e da Corpore - maior clube de corredores da América Latina e centro de referência para os esportistas -, torna a prova um dos mais importantes eventos esportivos do ano em Salvador.
"Os esportes e atividades que promovam a qualidade de vida das pessoas terão destaque na pauta do Iguatemi durante o segundo semestre de 2010. O número cada vez maior de adeptos das corridas, incluindo clientes, lojistas e colaboradores do shopping, nos impulsionou a apostar no segmento", afirma Helio Tourinho, gerente de marketing do Iguatemi.
A Corpore Brasil também viu em Salvador um grande potencial para a realização da prova na cidade. "A fantástica orla marítima proporciona uma oportunidade ímpar de percurso. O envolvimento do shopping só veio a acrescentar, garantindo a realização de um congresso técnico e outras ações institucionais imprescindíveis para concretizar o evento", opina Armando Cunha, diretor executivo da organização.
Bruno Barros, da Personal Club, concorda. "A capital do Estado é propícia ao turismo esportivo, mas não contava com provas deste nível. A Meia Maratona Iguatemi é a única prova de 21 km de Salvador, o que a torna extremamente importante para o calendário do atletismo baiano e brasileiro. Pelo número de inscritos até o momento, inclusive de outros estados, tenho a certeza do sucesso da prova", diz com a convicção de quem conhece o segmento e realiza eventos esportivos há alguns anos na Bahia.
Parceiro de Bruno na Personal, Marcelo Affonso também defende o potencial baiano. "Hoje, a Bahia se encontra totalmente inserida nesse contexto. Corredores como a Marily dos Santos e Giomar Pereira da Silva são respeitados nacionalmente e estão, frequentemente, entre os 10 melhores corredores do Brasil. Precisamos cada vez mais ter eventos desse porte em Salvador e uma estrutura que ofereça a eles condições para melhores treinamentos. Talentos e técnicos nós já temos aqui".
Estrutura
Todo o projeto foi concebido com foco no atleta. A escolha de um percurso técnico bastante plano, à beira mar e no horário em que a temperatura é moderada proporcionam uma corrida agradável, um ambiente alegre, convidativo e que, leva o corredor, após ultrapassar a linha de chegada, pensar na corrida do próximo ano.
Além desses aspectos, os participantes contarão com serviços especiais que vão garantir conforto e segurança em todo o circuito: percurso aferido, relógios marcando o ritmo dos corredores, nome no número de peito, hidratação, acompanhamento de ambulâncias, entre outros, além de um horário de largada, 7h10, que gera menor desgaste físico.
"Trabalhamos dentro dos critérios técnicos e logísticos comparados a qualquer meia maratona já consagrada. Por experiência profissional e observando outras competições, acreditamos que a prova de Salvador em breve seja comparada à Meia Maratona do Rio de Janeiro, Volta da Pampulha, entre outras", diz Affonso.
Ao se inscreverem, os participantes ganham direito a um kit contendo camiseta, chip de cronometragem, número de peito com o nome do atleta, boné e squeeze, que será entregue no dia que antecede o evento.
Durante a corrida, os atletas irão dispor de:
Uma grande arena será montada após o portal de chegada, no largo em frente ao Farol da Barra. Ali, todos os atletas que finalizarem a corrida receberão um kit de finish contendo medalha de participação e camisa, e poderão usufruir dos serviços de buffet e atendimento médico.
Premiação
Além da medalha de participação, os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino receberão troféus e prêmios em dinheiro, somando R$13.600,00, conforme relação abaixo:
Também serão premiados com R$ 100 os primeiros colocados em cada faixa etária. Os três primeiros colocados também levam troféus. Confira as faixas:
Nas classes ACD (atletas com deficiência) também haverá premiações, conforme regulamento à disposição dos atletas no site da Corpore (www.corpore.org.br).
Inscrições
As inscrições para a Meia Maratona e para a Corrida já estão abertas e devem ser feitas no site da Corpore até 5/09.
Informações à imprensa: