Esporte

CERCA DE 2 MIL VELEJADORES PARTICIPAM DA REGATA ARATU-MARAGOJIPE

Veja
| 24/08/2010 às 19:33
Acontece neste final de semana (27 e 28) a 41ª edição da Regata Aratu-Maragojipe, entre a Baía de Todos-os-Santos e o Píer de Maragojipe, a 60km de Salvador. A regata, que surgiu por iniciativa de um grupo de velejadores sob o nome de "São Bartolomeu", é organizada pelo Aratu Iate Clube e conta, este ano, com aproximadamente 2 mil participantes, em 400 embarcações, entre velejadores baianos e estrangeiros. A expectativa é de que um público de mais de 1.500 pessoas acompanhe a regata em barcos a motor.
 
A regata, que conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Bahiatursa, possui trajeto misto e divide o percurso entre as águas da Baía de Todos-os-Santos, passando pela Ilha de Maré e imediações, com o percurso pelo Rio Paraguaçu, mais próximo da cidade de Maragojipe. De acordo com o consultor náutico responsável pela coordenação da regata, Marcelo Fróes, a cidade de Maragojipe está inteiramente envolvida no evento, principalmente através da questão cultural. "Após a chegada, os velejadores são recebidos na cidade com mostras de manifestações culturais, como peças do carnaval, samba de roda e baianas, além de participarem da Festa de São Bartolomeu e do Festival Gastronômico", explica.
 
Público - Além dos barcos dos competidores, um público entre 1.500 e 2 mil pessoas acompanha a regata em barcos a motor, num percurso de 32 milhas náuticas ou 60 km, que pode durar até 6h, dependendo do vento e do tipo da embarcação. "Muitos dos que acompanham a regata acabam seguindo para Barra do Paraguaçu ou para Maragojipe, para fazerem o receptivo por lá", conta o coordenador.
 
Há ainda o público que aguarda a chegada da prova na Festa de São Bartolomeu e ajuda a movimentar a economia local. É o caso dos moradores de Maragojipe e da região, que acompanham outra regata, a de Canoas, promovida pela comunidade local de pescadores, o que integra os dois eventos e atrai também o público da cidade.
 
Programação - A regata, dividida em três largadas por conta da quantidade de embarcações, também é subdividida por classes. As 400 embarcações que participam da competição estão distribuídas entre as seguintes categorias: RGS Regata A/B/C, RGS Cruzeiro A/B/C, Microtoner 19, Minioceano, ORC Internacional, ORC Club, Aberta, Multicaso A/B/D, Multicaso C - Regata, Multicaso C - Cruzeiro, Trinidad 37, Veleiro de Aço, Monotipos, Saveiro "Vela de Pena", Saveiro "Vela de Içar" e Escuna.
 
Além do receptivo aos velejadores e das atrações culturais, o público e os próprios velejadores também contarão com shows durante a festa religiosa. A principal atração deste ano é a sambista Alcione, que se apresenta no sábado (28).
 
Confira abaixo a programação completa da 41ª edição da Regata Aratu-Maragojipe:
 
27 de agosto - Sexta-feira - Aratu Iate Clube - ABERTURA
19h - Reunião de Comandantes
20h - Abertura Oficial / Coquetel (apresentação das bandas Estakazero e Filhos de Jorge)
28 de agosto - Sábado - REGATA
09h - Check-in na água (Nas imediações de Ilha de Maré)
10h - 1ª Largada
10h30 - 2ª Largada
11h - 3ª Largada
Show de Alcione em Maragojipe
04 de setembro - Sábado - PREMIAÇÃO - Sede do Aratu Iate Clube
16h - Abertura / Homenagens
17h - Festa - apresentação 1ª banda
19h - Cerimônia de Premiação
21h - Festa - apresentação 2ª banda