Esporte

JOVEM GOLEIRO BAIANO GANHA DESTAQUE EM SÃO PAULO

Vide
| 03/08/2010 às 13:01
Guido Menezes integra a divisão de base do time da Vila Belmiro
Foto:

Guido Menezes Barreto de Andrade, ex-aluno do Colégio Anchieta, hoje não mora mais com a família em Salvador. A convite do Santos Futebol Clube, desde junho deste ano ele mora sozinho, na cidade de Santos-SP. O jovem goleiro, de apenas 16 anos, ganhou destaque em campo e agora assume o novo desafio em busca de seu sonho, se tornar um grande profissional na área.

Além de fazer parte da equipe juvenil do Santos, Guido é também goleiro do time Sub-16 da Seleção Brasileira e se destaca, a cada jogo, como uma promessa para o futuro do futebol. São duas ou três horas diárias dedicadas ao esporte no centro de treinamento do time, que incluem exercícios físicos na academia e treinos em campo pela manhã. A dedicação ao esporte é dividida também com os estudos, à noite.


Apesar da pouca idade e da oportunidade em atuar em um grande time, Guido mantém os pés no chão e sabe da importância de sua formação. "O estudo é fundamental em qualquer carreira, não sendo diferente no futebol. Muitos dos conhecimentos escolares, mesmo que não sejam usados em minha profissão, servirão para dar base em algumas questões do dia-a-dia, e poderão ser utilizados numa segunda carreira, já que a carreira esportiva, de forma geral, é muito curta e incerta", diz consciente.

A maturidade foi conquistada pela educação familiar e pelas bases do Colégio Anchieta, onde estudou nos últimos anos e guarda grandes recordações. "Sinto falta principalmente das amizades. No colégio, recebi muito apoio de toda equipe, porque sendo atleta precisava da compreensão principalmente quanto às provas de segunda, e às vezes até terceira chamada", lembra o jovem goleiro.