O pioneiro navegador Aleixo Belov, ucraniano radicado na Bahia, que está no mar desde janeiro deste ano, para dar a sua 4ª volta ao mundo, num veleiro-escola, será homenageado na V Taça Aleixo Belov da Classe Snipe. O evento, realizado pelo Aratu Iate Clube, acontece nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho.
Aleixo atualmente está no Tahiti, acompanhado por uma tripulação de 11 jovens pesquisadores de diversas partes do Brasil. Ao saber da proximidade do evento, o navegador mandou uma mensagem via email destinada aos competidores: "queria mandar um grande abraço para a turma da regata de Snipe", destacou Belov.
Para Leonardo Chicourel, diretor de Vela do Aratu Iate Clube, a iniciativa de criar essa competição da copa foi de homenagear Belov. "Nós acreditamos que uma homenagem a esse grande navegador tem que ser em vida. É uma honra ter um velejador como ele no quadro de sócios do nosso Iate Clube", afirma Chicourel.
V Taça Aleixo Belov
Durante a competição, estão previstos 20 barcos na raia, além dos Optimists que são convidados desde a primeira edição do evento em 2005. A Taça foi idealizada pela Flotilha 662, aproveitando o convênio entre o Iate Clube da Bahia e o Aratu Iate Clube, onde os barcos passam uma parte do ano, em cada clube, devido às condições climáticas da região. O evento serve para dar força à classe e tem peso importante para o ranking anual, além de prestigiar um grande e conhecido velejador, Aleixo Belov.