Camaçari lança nesta sexta-feira, 30, o Programa de Esporte e Lazer na Cidade (Pelc). O ato será às 16h, na praça do Phoc 1. A iniciativa vai beneficiar cerca de 400 jovens em risco social, com idade entre 15 e 27 anos, moradores dos Phocs 1, 2 e 3. A medida garante o direito constitucional ao lazer, previsto no artigo 6º da Constituição Federal.
O programa, de caráter preventivo, tem a intenção de evitar que os jovens se envolvam com as drogas e o crime. As atividades começam na próxima semana e vão acontecer em dias úteis e aos finais de semana. O projeto vai contar com quatro profissionais e 10 bolsistas de diversas áreas, entre elas, educação física, assistente social, pedagogia, artes, dança e teatro.
Os instrutores vão estar divididos em dois núcleos de atividades, um no Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic), no bairro Phoc 1 , e outro na escola Sônia Regina, no Phoc 3. Os horários serão flexíveis para atender as demandas da localidade. Nos locais serão desenvolvidas atividades esportivas como futebol, vôlei, handebol, ginástica e basquete. A sede do programa vai ficar localizada no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) - Casa da Família, no Phoc 2, o local também vai dispor de espaço para atividades como artesanato, aulas de capoeira, dança e teatro.
O Pelc é resultado da parceria entre os Ministérios dos Esportes e da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em convênio com a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O programa conta ainda com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) do Município.