Esporte

PLANEJAMENTO VAI SER A MARCA DO BAHIA EM 2010, POR IVAN DURÃO

Ivan Durãoé vice-presidente do Esporte Clube Bahia
| 09/01/2010 às 13:18
O Bahia quer só alegria em 2010
Foto: Arquivo
 

            A ausência de planejamento tem sido apontada como uma das causas principais para os seguidos anos de insucesso do Bahia. Uma falha que tende a ser superada na temporada 2010, com as ações já empreendidas e as que estão em andamento por parte da Diretoria.


            Entretanto, se por um lado planejamento representa a estruturação de ações num contexto racional, estabelecendo-se prioridades e metas viáveis, respeitando-se os limites das possibilidades materiais, por outro lado, essa expressão não pode ser interpretada como uma barreira à necessária ousadia que permita ir além do convencional.


            Então, como proceder no sentido de compatibilizar planejamento e a necessária ousadia?


            Ações a serem propostas no sentido de compatibilizar planejamento e a necessária ousadia para a formação e manutenção de um time à altura das tradições do Bahia, tem que ter como parâmetros a força da sua torcida e a representatividade do nome do clube. São esses os capitais que podem permitir à Diretoria investir num planejamento acima das condições materiais disponíveis no presente.


            O segmento de marketing é indiscutivelmente o que melhor pode responder a essa expectativa, sugerindo ações que tendo como foco o potencial de contribuição dos milhões de torcedores do Bahia e a história do clube, podem prover os recursos materiais necessários para conduzi-lo a um novo ciclo vitorioso.


            As propostas que estão sendo discutidas têm o objetivo de contribuir para estimular o surgimento de um movimento capaz de "recontagiar" a torcida do Bahia com o orgulho vencedor que sempre a caracterizou, a partir de ações de mercado que, ao mesmo tempo, possam gerar receita para a sustentabilidade do clube.


            Bahia de novo campeão, conquistando novos títulos, escrevendo novos capítulos de glória. O Bahia forte, guerreiro, super vencedor. O Bahia do torcedor que não perde a fé, porque acima de tudo o seu coração é Bahia.


            É necessário desencadear um movimento que possa entusiasmar a torcida e gerar o clima de vitória que vai marcar a arrancada do clube para as novas conquistas.

Como parte inicial desse trabalho, a Diretoria está focada em algumas questões básicas, ou seja, planejar 2010 estabelecendo metas e prazos, e, com isso, tentar sensibilizar pessoas que, a partir do entendimento do que se pretende, possam contribuir para a viabilização do projeto.

          Assim algumas pessoas contatadas já se dispuseram a ajudar, a exemplo do publicitário Duda Mendonça que está dando sua valiosa contribuição, de forma voluntária, sem nenhum vínculo financeiro, apenas pela paixão que nutre pelo clube e por acreditar no projeto.

          O arquiteto Chico Mota, sem dúvida uma das maiores expressões da arquitetura baiana, com trabalhos consagrados em todo o país, é outra personalidade que vem dando valiosa contribuição, inclusive no que se refere ao novo Centro de Treinamento, que, sem dúvida, é um dos pilares da renovação que se pretende para o Bahia. Chico participou ativamente no processo de convencimento a Duda Mendonça para ajudar na elaboração e implementação da política de marketing que está sendo discutida. Outros tricolores com grande potencial de contribuição estão sendo contatados, e, assim que for confirmada a participação no projeto, seus nomes serão divulgados.


        Temos convicção que, sem dúvida, o sucesso de qualquer campanha de marketing para o momento do Bahia passa, necessariamente, por duas premissas básicas: mudança no Estatuto do Clube que permita eleição direta, dando ao sócio o direito de votar para Presidente, e, que o time comece o campeonato com bons resultados em campo.


       Por tudo que tem sido feito e participando ativamente do projeto que envolve toda Diretoria, sob o comando do presidente Marcelo Guimarães Filho, tenho a convicção de que a ano de 2010 será um ano vitorioso, com o Bahia chegando em 2011 na série A do brasileiro em condições de participar da competição de forma positiva, com uma estrutura física, financeira e técnica que nos dê tranqüilidade para pensar grande!!!

Feliz 2010 para toda nação tricolor. Pode acreditar!!!!!!!