O Brasil deu sorte no sorteio que aconteceu nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul e que definiram as chaves dos jogos. A seleção vai enfrentar na primeira fase o velho freguês Portugal, mesmo com Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim, de Diedir Drogba, e a Coreia do Norte.
O sorteio começou bem para o time de Dunga, que caiu como cabeça de chave do Brasil do Grupo G, justamente o preferido pela comissão técnica. Desta forma, a seleção faria menos deslocamentos durante a Copa do Mundo e jogaria as duas primeiras partidas na capital Johannesburgo.
O primeiro país sorteado para o grupo brasileiro também agradou: a Coreia do Norte. Mas aí os ventos parecem ter mudado de lado. E levaram Costa do Marfim e Portugal para o lado da seleção, mas, nada que assuste.
O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Johannesburgo, contra a Coreia do Norte. No dia 20 de junho, a seleção encara a Costa do Marfim, novamente em Johannesburgo. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho contra Portugal, em Durban.
A Argentina, de Maradona, estreia na Copa do Mundo contra a Nigéria, no dia 12 de junho. O técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira não deu tanta sorte no sorteio. No Grupo A, da África do Sul, caíram França, México e Uruguai.