Grandes disputas, presença marcante da torcida e a manutenção de uma tradição secular, essa foi a XIV Copa Norte e Nordeste de Remo 2009, que se encerrou no dia 11.10.2009, domingo, na Enseada dos Tainheiros, na Ribeira, por onde passaram aproximadamente 4.000 pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e amantes do esporte, em especial do remo, fazendo uma bonita festa, promovendo o verdadeiro espírito esportivo, na maior competição do remo brasileiro, trazendo esperança de dias melhores num esporte tão tradicioanal, praticado na Bahia desde 1904.
De acordo com o Presidente da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia, Jorge Codami, a Bahia é uma força do remo nacional e com a presença do estado para futuras competições, com certeza nos levarão para as Olímpiadas de 2016, sendo o resultado amplamente positivo, considerando que pelo alto custo de equipamentos esportivos e a crise que assolou no ano de 2009, entidades governamentais e privadas apostaram no sucesso do evento.
Além da presença dos principais clubes do remo brasileiro e de atletas de ponta, a torcida se fez presente, mesmo no último dia de disputa, chovendo torrencialmente em Salvador, emoções não faltaram para o público, trazendo alegria, tornando um importante local para a prática do marketing esportivo, ajudando a mudar o esporte baiano.
VITÓRIA
Mas a XIV Copa Norte e Nordeste de Remo 2009 não foi apenas regata, onde alguns pontos elevaram esse evento, destacando a determinação, a raça e a vontade de vencer, promovido pelos atletas do Esporte Clube Vitória, ganhando 8 provas, sagrando-se Tri-Campeão da Copa Norte e Nordeste de Remo, mantendo a hegemonia, dando moral para a conquista do Octa campeonato baiano e vitórias no Troféu Brasil de Remo. A atleta Marilene Barbosa, sagrando-se Tetra campeã Norte e Nordeste de Remo, que mesmo machucada, venceu 3 provas, contribuindo decisivamente para mais uma conquista, foi o grande destaque da equipe rubro negra.
O Clube de Natação e Regatas São Salvador também fez bonito, ficando na terceira colocação na classificação geral, com destaque para Fábio Moreira, vencedor de 3 provas, ajudando a Bahia a vencer essa importante competição, como também o Clube de Regatas Itapagipe e o Sport Club Santa Cruz, participando ativamente de grandes remadas. O vice campeonato ficou com o estado do Amazonas, representado pela Associação Atlética Manuara de Manaus, ganhando 4 provas.
O evento foi muito elogiado por todos que participaram, ficando com um gostinho de quero mais, porém, tendo que esperar até 2010, já que a cidade de Recife - Pe., foi escolhido no Congresso Técnico, o local da próxima XV Copa Norte e Nordeste de Remo.
O Presidente da Confederação Brasileira de Remo, Wilson Reeberg, disse que ficou muito satisfeito com o acolhimento e organização do evento, credenciando a Bahia para futuras competições nacionais e internacionais.
O Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, participou no último dia de competição da XIV Copa Norte e Nordeste, premiando atletas vencedores, ressaltou a importância do desenvolvimento do esporte baiano, principalmente agora que o Brasil vai sediar as Olímpiadas 2016 e a Bahia está de portas abertas para o esporte.
Esse evento teve o patrocínio da Embasa - Empresa Baiana de Saneamento, Prefeitura Municipal de Salvador, Vega, CODAMI, Sorveteria da Ribeira, Lanches Jóia, com apoio da Marinha do Brasil, Governo da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Polícia Militar da Bahia e Instituto Cultural Brasil Itália Europa.
Classificação Geral:
1 lugar - Esporte Clube Vitória
2 lugar - Associação Atlética Manauara de Manaus - AM
3 lugar - Clube de Natação e Regatas São Salvador
4 lugar - Clube de Regatas Saldanha da Gama - ES
5 lugar - Minas Brasília Tenis Clube - DF