Esporte

SALVADOR REALIZA 1º ENCONTRO FÓRUM DA COPA 2014 E ANUNCIA PROJETOS

Vide
| 28/08/2009 às 19:02
Prefeito João Henrique e dirigentes de 12 subsedes brasileiras da Copa 2014
Foto: SECOM

Salvador abriu as discussões do Fórum Permanente de Reuniões preparatórias para Copa do Mundo 2014, ao sediar primeiro encontro de secretários e dirigentes municipais das 12 subsedes brasileiras, hoje (28), no Hotel Sofitel, em Itapuã. Os participantes decidiram cumprir agenda de encontros nas capitais, para integrar as cidades nas discussões de projetos preparatórios para o campeonato mundial.


O evento, promovido pelo Grupo da Copa 2014 (Anseditur) e organizado pela Salvador Turismo (Saltur), abordou temas como o acesso aos financiamentos oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur).


"Estamos definindo os projetos para a Copa em parceria com o estado", disse o Prefeito João Henrique. De acordo com ele é importante que Salvador e Região metropolitana tenham novos potenciais e a integração entre estado e município é muito importante para efetivação das propostas. "No próximo ano já iniciaremos a revitalização da Orla Marítima e o Transalvador, que é um projeto de mobilidade urbana. Com o Transalvador será feito um corredor expresso para os ônibus, que serão climatizados. O funcionamento está previsto para 2012, e com certeza vai diminuir muito os congestionamentos".


OLÁ TURISTA

Foram destacados ainda os dois projetos-pilotos que estão em andamento na Bahia. O olá turista! vai capacitar profissionais da cadeia turística. Os profissionais ligados ao setor participam, desde o último dia 21, de cursos gratuitos de inglês. Até o final do ano 250 pessoas serão capacitadas. A iniciativa é do Ministério do Turismo (Mtur), com a Fundação Roberto Marinho.


Outro projeto-piloto que acontece na capital baiana é a capacitação de empresários e profissionais, através do Programa de Qualificação Empresarial e Profissional do Mtur. Com a iniciativa, 660 empresários e gestores, cinco mil profissionais do setor e 260 artesões de Salvador e entorno participam de cursos e seminários. Para isso estão sendo investidos R$ 4,8 milhões.


Entre as primeiras ações da qualificação está o seminário Turismo com Qualidade, que acontece em setembro, em Salvador, Cachoeira, Itaparica, Vera Cruz, Lauro de Freitas, Camaçari (Arembepe e Guarajuba) e Mata de São João (Imbassaí e Praia do Forte).

"Estamos investindo nos atrativos de Salvador para estimular os turistas nas visitas", disse o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco. "Temos locais maravilhosos que merecem ser conhecidos pelos visitantes", completou.


Conforme o secretário executivo do MTur, Mário Moysés é necessária a participação da iniciativa pública e privada. "Não podemos apenas esperar o governo", salientou. "Temos que concentrar esforços na organização das cidades sedes para a recepção dos turistas. Estamos dentro do cronograma, isso é fundamental", concluiu.