Vide
O Comitê de Candidatura Rio 2016 confirmou Salvador como uma das quatro cidades candidatas a sede dos torneios preliminares de futebol durante os Jogos Olímpicos.
O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, ao governador, Jaques Wagner.
Entre os motivos citados no comunicado oficial, destaca a tradição da capital baiana no esporte e o know-how em realização de eventos de grande porte.
A deputada federal, Lídice da Mata (PSB/BA), que é integrante da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, disse que a oportunidade de sediar um evento desse porte coloca Salvador na rota do turismo esportivo internacional, trazendo para cidade dividendos econômicos e sociais.
Segundo a deputada, os investimentos em infra-estrutura que são feitos para adequação às exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI), transformam as cidades urbanisticamente melhorando os equipamentos esportivos e os sistemas viário e de transporte.
O presidente do Comitê Rio 2016 solicitou ao governador uma reunião de trabalho para apresentar o projeto olímpico e o caderno de encargos para as cidades sede do futebol. Nesta reunião será confirmada a indicação de Salvador como uma das sedes e estabelecida uma agenda de trabalho com a equipe do Governo.