O Ninho de Pássaro "explodiu" no principal ensaio realizado até agora para a festa de abertura do evento. Assim que silenciaram os fortes estrondos das quatro sessões de fogos, que duraram cerca de um minuto cada, uma sinfonia de alarmes de carros tomou conta do entorno do estádio. Ao fundo, a música que conduzia o grande ensaio, guardado sob segredo pelos organizadores.
A emoção tomou conta dos pedestres, que corriam em todas as direções em busca de um melhor ângulo para fotografar o momento. Muitos curiosos seguiram em direção à barreira de proteção para tentar assistir mais de perto, enquanto milhares de participantes do ensaio já saíam em silêncio do local. Todos apressados e com olhares de desconfiança, claramente orientados a não falar com ninguém.
A multidão que deixava o estádio causou um tumulto no local e o trânsito ficou congestionado. A relação entre pedestres, ciclistas e motoristas, já é complicada no dia-a-dia da capital chinesa, ficou ainda mais tensa.
Realizados desde a última semana, os ensaios para a cerimônia inicial são mantidos em sigilo pelo Comitê Organizador dos Jogos de Pequim (Bocog). A vigilância ao redor do Ninho de Pássaro conta com três camadas de barreiras que separam o público do estádio, com seguranças nas portas de cada entrada.
De acordo com o porta-voz do Bocog, Sun Weide, a abertura ainda terá outras coisas surpreendentes. "Estamos reservando uma surpresa boa para o mundo todo. Terá fogos de artifício, dragões e vários shows. Não posso revelar mais nada. Temos que manter o segredo, mas a festa será espetacular", afirmou.