Esporte

ESPANHA VENCE EUROCOPA 44 ANOS DEPOIS AO DERROTAR ALEMANHA 1X0

Aconteceu neste domingo
| 29/06/2008 às 18:05
Fernando Torres, herói do jogo, fez um gol usando força física, raça e técnica (Foto/Reuteres)
Foto:

Com um gol de Fernando Torres, a Espanha voltou a celebrar a conquista de uma Eurocopa 44 anos após o título obtido diante da então União Soviética.
 
Neste domingo, no Estádio Ernst Happel, em Viena, na Áustria, a equipe superou a Alemanha por 1 a 0 e ficou com o bicampeonato da competição - o segundo invicto.


Líder do Grupo D da Eurocopa deste ano, com 100% de aproveitamento, o time dirigido por Luís Aragonés e que tem o brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna superou a atual campeã mundial Itália, nas quartas, e a sensação Rússia na semi até decidir o título com os alemães, e vencer a grande decisão.


O jogo


O primeiro tempo do confronto não teve nada de defensivo. A Alemanha começou melhor a partida, criando a primeira chance com Hitzlsperger, aos 7min, mas a Espanha dominou o jogo em seguida.


Com chutes de longa distância e uma bola na trave cabeceada por Fernando Torres, o time espanhol sufocou a Alemanha em seu campo de defesa e abriu o placar com o atacante do Liverpool, aos 32min.


Na jogada do gol espanhol, Fabregas fez um belo lançamento para Fernando Torres, entre os zagueiros da Alemanha. O atacante ganhou de Lahm na velocidade e tocou na saída do goleiro Lehmann: 1 a 0.


O confronto ficou mais brigado depois disso. Ballack - que cortou a cabeça em uma disputa de bola - e Puyol chegaram a discutir e o árbitro da decisão deu cartão amarelo para o alemão e Casillas, capitão e goleiro espanhol, que se envolveu no entrevero.

O segundo tempo veio e o panorama da partida segui da mesma forma, com a Espanha assustando em lances rápidos. Para deixar a Alemanha mais ofensiva, Hitzlsperger deu lugar a Kuranyi e o time foi ao ataque.


A Alemanha bem que tentou, mas não conseguiu passar pela defesa adversária. Melhor para a Espanha, que criou boas chances de gol e, mesmo sem aproveitá-las, ficou com o troféu da competição européia pela segunda vez na história.


Ficha Técnica

Alemanha0x1Espanha

Equipes

Lehmann
Friedrich
Mertesacker
Metzelder
Lahm
(Jansen)
Frings
Hitzlsperger
(Kuranyi)
Schweinsteiger
Ballack
Podolski
Klose
(Goméz)
Casillas
Sérgio Ramos
Puyol
Marchena
Capdevilla
Marcos Senna
Iniesta
Xavi
Fábregas
(Xabi Alonso)
David Silva
(Cazorla)
Fernando Torres
(Daniel Güiza)

Técnico:
Joachim Loew

Técnico:
Luís Aragonés

Gols

1ºT ---------------32min - Fernando Torres
2ºT ------------------------------

Cartões amarelos

Kuranyi
Ballack
Casillas
Fernando Torres

Local

Estádio Ernst Happel, em Viena (AUS)

Árbitro:

Roberto Rosetti (ITA)