Esporte

CAMPEÃO BAIANO DE FUTEBOL SAI NA ÚLTIMA RODADA E BODE ASSUME LIDERANÇA

O campeão baiano da temporada sai na última rodada
| 01/05/2008 às 18:27
Bode chifrou o Vitória em jogo que o leão esqueceu a bola e partiu para agressões (Foto/Arq)
Foto:
  Os times da capital decepcionaram suas torcidas neste domingo, Dia do Trabalhador, tomando duas goleadas: Vitória da Conquista 3x1 Vitória; Itabuna 3x0 Bahia, ambos times do interior jogando em casa, nas cidades de Conquista e Itabuna. Foram jogos que mostraram personalidades de dois times, especialmente o Conquista, líder do quadrangular decisivo com 8 pontos.

   O Vitória foi a maior decepçao. O time esqueceu a bola, partiu para agredir o adversário e, embora tenha saído na frente com um gol de oportunismo de Marquinhos, logo no inicio do jogo, enfrentou um Conquista determinado, bem organizado no meio de campo, dono do jogo, e foi beneficiado por um "frango a passarinha" após um chute do zagueiro Artur, do meio da rua, e por um pênalti que não aconteceu, no finalzinho.

   O certo é que o Conquista, que tem o estranho nome de Esporte Clube Primeiros Passos, o "Verdão" do Sudoeste, não tomou conhecimento do Vitória, dominou o meio de campo, isolou Ramon e Rodrigão com marcações individuais, e o Leão perdeu a juba. Oito cartões amarelos e um jogador expulso, o marcador Renan, por sinal bom atleta.

   O que aconteceu com o Vitória é inexplicável. O time fez uma excelente partida contra o Bahia e levou uma chifrada do bode. O técnico Elias Borges deu um nó em Mancini, técnico do Vitória, o qual, não soube desatá-lo e ainda foi expulso de campo. Pra completar, como disse o comentarista Raimundo Varela, o goleiro França, do Vitória, estava em tarde "mão de quiabo".

   BAHIA X ITABUNA

   Com gols de Edson, Rodinelli e Jânio o Bahia levou também sua goleada no Estádio Luis Viana Filho e nem a volta de Elias conseguiu conter a equipe comandada por Ferreira. O Itabuna também não tomou conhecimento da superioridade do Bahia, foi pra cima, e poderia até ter dado uma goleada bem maior. O placar moral teria sido 5x0. O Bahia sem Marconi e sem Fausto foi outro time.

   Com os resultados deste domingo, o Conquista passa a ser o líder do campeonato com 8 pontos; Vitória tem 7 (está em segundo devido o saldo de gols); Bahia em terceiro também com 7 pontos; e Itabuna com 6 pontos.

   Na última rodada, o Vitória joga contra o Itabuna dentro de casa (Barradão) e pode ir a 10 pontos se vencer a partida. Mas, se o Conquista vencer o Bahia (jogo em Feira de Santana) será o campeão com 11 pontos. O Bahia também tem chances de ser campeão se vencer o Conquista e o Vitória perder para o Itabuna. Neste caso, o Bahia será o campeão, com 10 pontos; e o Itabuna, vice-campeão com 9 pontos.

    O Itabuna tem a remota chance de ser campeão se o Bahia empatar com o Conquista, em 0x0, com esses times indo para 9 e 8 pontos, e vencendo o Vitória por mais de 2 gols. Ficaria com 9 pontos e levaria o título devido o saldo de gols com o Conquista.

   BOM CAMPEONATO

   No saldo dos jogos, o Campeonato Baiano versão 2008, está sendo um dos mais disputados e mais emocionantes. Pela primeira vez, os times do interior se igualaram aos quase sempre favoritos da capital, Bahia x Vitória.