As obras de reforma do Estádio Edvaldo Costa Santos, em Itinga, foram entregues pela Prefeitura de Lauro de Freitas, neste final de semana. Após quatro meses em reforma, o estádio está de cara nova, com arquibancadas e vestiários ampliados e reformados. Também foram feitas recuperações nos alambrados, bancos de reservas, nos muros e portões do estádio, que ganhou uma nova pintura e sistema de drenagem.
Segundo informação do diretor de Iluminação do município, Rosalvino Queiroz, dentro de 30 dias o estádio ganhará seis postes com três refletores de cada. Rosalvino explica que a iluminação não foi instalada por conta da rede elétrica que está sendo adaptada na região. "Mas toda a instalação elétrica do estádio já está pronta".
A prefeita Moema Gramacho destacou que a reforma do estádio não é só importante para a prática de esportes, mas também para a inclusão social. "Queremos que, através do esporte, nossos jovens tenham a noção de disciplina, cidadania e estejam longe das drogas e da violência". A prefeita informou que sete campos de futebol já foram iluminados e que em maio irá entregar as obras de reforma do Estádio Municipal Gerino de Souza Filho, no Centro.
Edvaldo Costa Santos
O nome do estádio é uma justa homenagem ao ex-presidente da Liga Desportiva de Itinga, Edvaldo Costa Santos. Segundo Arlindo Brito Mota, administrador do local, Edvaldo foi que construiu o primeiro campo onde hoje é o estádio. "Ele batalhou bastante para que o estádio fosse construído. Com certeza, hoje, ele estaria muito contente".
Estrelas reveladas
Pés nacionalmente conhecidos já passaram pelo gramado do Edvaldo Costa Santos, o Estádio de Itinga. Muitos atuam no cenário baiano e brasileiro, a exemplo do atacante Índio e do meio-campista Bida, ambos do Vitória, e de Daniel, lateral-esquerdo do Bahia. Márcio Buruca é mais uma estrela revelada, que hoje defende o tricolor paulista (São Paulo).