O Flamengo, com 18 pontos, já estava classificado à semifinal da Taça Guanabara, enquanto o Fluminense, agora com 17, ficou com a segunda vaga do Grupo A minutos antes do jogo, após a derrota do Macaé para o Boavista.
Os técnicos Joel Santana e Renato Gaúcho escalaram Flamengo e Fluminense, respectivamente, com vários jogadores reservas, poupando seus principais titulares. Assim, coube aos atletas mostrar um bom papel para agradar.
O primeiro a fazer isso foi Kléberson. Aos 5min do segundo tempo, Marcinho fez boa jogada pela direita e cruzou a bola na área do Fluminense. Após bate rebate, o meio-campista chutou no ângulo de Fernando Henrique e abriu o placar.
Depois disso, porém, quem brilhou foi um titular do Fluminense: Thiago Neves. Em duas cobranças de falta com perfeição, a primeira aos 7min e a segunda aos 27min, o meia superou o goleiro Diego e colocou o time tricolor em vantagem.
Já aos 33min, Thiago Neves fez uma bela jogada individual, invadiu a área e tocou na saída de Diego, marcando seu terceiro gol na partida. Ainda deu tempo para Maurício, aos 41min, dar números finais ao jogo.
Agora, o Fluminense vai enfrentar o Botafogo na semifinal da Taça Guanabara, enquanto o Flamengo terá pela frente o Vasco, em datas a serem definidas pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).