Esporte

QUIROPRAXISTA BAIANO MARCELO BOTELHO INTEGRA EQUIPE DE SAÚDE DO PAN

Essa prática vem sendo utlizadas nos jogos olímpicos e no Pan Rio 2007
| 16/07/2007 às 10:28
Marcelo Botelho está dando assistência aos atletas do Pan (Foto:BJ)
Foto:
  A convite do Comitê Olímpico Brasileiro, o quiropraxista baiano Marcelo Botelho integra a equipe de saúde que atenderá os atletas brasileiros nos Jogos Pan Americanos Rio 2007. 

    A quiropraxia (manipulação da coluna vertebral com as mãos) é uma profissão que surgiu há mais de um século nos Estados Unidos, com utilização nos campeonatos esportivos desde aquela época. Em 1930, por exemplo, o time do New York Yankees já contava com um quiropraxista na sua equipe, que tratava de atletas como o lendário Babe Ruth.


    Marcelo disse ao Bahia Já que se sente bastante orgulhoso com o convite e sua participação num evento dessa natureza, um PAN, sempre representa uma experiência bastante positiva, sobretudo porque outros países (certamente Canadá e Estados Unidos) trarão quiropraxistas em suas equipes e a troca de ensinamentos nesse matéria é sempre interessante.

     - A Bahia está inserida nos centros de quiropraxia do Brasil e essa é uma área que tem proporcionado avanços significativos no tratamentos de pessoas que têm problemas de postura na coluna vertebral - acentua. 

     Destacou, ainda, que são poucos os quiropraxistas (como ele) especialistas na área esportiva e isso também é representativo para a Bahia, na medida em que os atletas baianos podem ser tratados e obervados em suas posturas.

      - A quiropraxia é muito recente no Brasil, e a especialização em tratamento esportivo é mais recente ainda, mas, largamente empregada em países desenvolvidos devido a seus impressionantes resultados - explica.