Precisando apenas de uma vitória para ficar com o troféu, o Real começou o jogo atrás no placar. Aos 16min, Varela invadiu a área e chutou cruzado para fazer 1 a 0 para os visitantes, calando o Santiago Bernabeu.
Desencontrado dentro de campo, o Real pouco conseguia ameaçar o Mallorca e, no segundo tempo, quase levou o segundo gol. Aos 8min, novamente Varela foi lançado no ataque, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Casillas, mas a bola foi para fora.
Quatro minutos depois, o Real tentou a reação em uma cobrança de falta de David Beckham, mas o inglês acabou acertando o travessão do goleiro Moyá, do Mallorca.
Aos 22min, no entanto, o Real Madrid conseguiu chegar ao empate. Higuaín recebeu de Robinho, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Reyes completar para o gol.
ESCANTEIO
Com metade do segundo tempo para tentar reverter o placar, o Real foi com tudo para o ataque e, aos 34min, Robinho quase virou o jogo. O brasileiro chutou de fora da área e obrigou o goleiro Moyá a mandar para escanteio.
No entanto, no lance seguinte, o Real passou à frente do placar. Higuaín levantou da esquerda e o malinês Diarra, de cabeça, colocou a bola no fundo do gol do Mallorca. Moyá ainda chegou a fazer a defesa, mas a bola bateu no grego Basinas e entrou.
O gol que confirmou o título espanhol do Real saiu aos 37min. Reyes, em um belo chute de fora da área, não deu chances para Moyá e deu números finais ao confronto.
Com o resultado, o Real Madrid chegou aos 76 pontos, assim como o Barcelona, que goleou o Gimnàstic por 5 a 1, em Tarragona, também neste domingo.
No entanto, a equipe da capital leva vantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direto.
O jogo deste domingo ainda marcou a despedida de dois astros da equipe do Real Madrid. Depois de mais de uma década, o lateral-esquerdo brasileiro Roberto Carlos deixa o clube - agora defenderá o Fenerbahce, da Turquia.
Quem também está de saída é David Beckham, que irá atuar no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. Ele foi acompanhado de perto, aliás, por dois famosos astros do cinema norte-americano, o ator Tom Cruise e sua mulher Katie Holmes.
Outro que acompanhou o confronto no Santiago Bernabeu foi o tenista espanhol Rafael Nadal, torcedor do Real.