O mapeamento foi feito com base em depoimentos de mais de 620 consumidores, que estavam aguardando horário de voo, no Aeroporto Internacional de Salvador
Ascom , Salvador |
06/05/2013 às 18:45
Ricardo Maurício Freire Soares forneceu números à imprensa
Foto: Daniele Rodrigues
O Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), constatou que 33% dos consumidores que se utilizam dos serviços oferecidos pelas companhias aéreas já enfrentaram problemas com atraso de vôo. O dado é resultado de pesquisa de satisfação realizada pelo órgão, ao longo da semana passada - período em que ocorreu Operação Linhas Aéreas. A pesquisa completa e o balanço final da fiscalização foram divulgados, nesta segunda-feira (06), em coletiva de imprensa realizada na sede da SJCDH.
O mapeamento foi feito com base em depoimentos de mais de 620 consumidores, que estavam aguardando horário de voo, no Aeroporto Internacional de Salvador. Os passageiros foram questionados sobre a qualidade do serviço, os principais problemas enfrentados e sobre o atendimento prestado pelas companhias aéreas.
Segundo o Superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire Soares, a pesquisa foi fundamental para que fosse feito um diagnóstico sobre os serviços prestados pelo setor aeroportuário e também para nortear o trabalho que será desenvolvido a partir de amanhã (7) dia em que começarão as atividades do posto de atendimento do Procon, no Aeroporto.
Somente na Operação Linhas Aéreas, foram fiscalizados 18 estabelecimentos, dentre os quais cinco foram autuados Confidence Câmbio, Pinheiro Viagens e Turismo, Salvatur, Visão Turismo e Sata. Todas responderão a processo administrativo, sendo assegurados os direitos à ampla defesa e ao contraditório.
Pesquisa de Satisfação
A pesquisa de satisfação, realizada pelo Procon, apontou que 58% dos consumidores realizam viagens por lazer. Em relação aos problemas mais recorrentes, atraso de voo liderou a lista, com 33%.
Quando questionados sobre as sugestões para melhoria dos serviços prestados, os consumidores destacaram que seria importante aprimorar o atendimento, manter o serviço de bordo gratuito, que as empresas tivessem maior cuidado no manuseio das bagagens, dentre outras.